Brasil

Taxa de isolamento em SP volta a cair e reabertura pode ser adiada

População está relaxando da quarentena e governo afirmou que se a taxa de isolamento continuar baixa, não será feita a reabertura gradual em 11 de maio

São Paulo: estado mais afetado do Brasil pelo coronavírus tenta aumentar a taxa de isolamento da população (Rodrigo Paiva/Getty Images)

São Paulo: estado mais afetado do Brasil pelo coronavírus tenta aumentar a taxa de isolamento da população (Rodrigo Paiva/Getty Images)

BC

Beatriz Correia

Publicado em 3 de maio de 2020 às 14h47.

Última atualização em 4 de maio de 2020 às 14h06.

A taxa de isolamento pelo coronavírus no estado de São Paulo apresentou mais uma queda. Apenas 53% da população está em casa respeitando a quarentena. Na sexta-feira, feriado do Dia do Trabalhador, a taxa era de 56%.

O dia em que os paulistas menos respeitaram o isolamento social até agora foi na última quinta (30), quando o estado tinha apenas 49% das pessoas em quarentena.

O município com a menor taxa de isolamento foi Catanduva, com 44%. O maior índice de pessoas em casa foi registrado em São Sebastião, 69%.

São Paulo é o Estado mais afetado pelo coronavírus no Brasil. Já são mais de 31 mil casos e 2.500 mortes pela covid-19. O isolamento social e a quarentena estão em vigência por decreto do governador João Doria até o dia 11 de maio, para quando está previsto um plano de reabertura gradual.

Porém, as autoridades já afirmaram que se a taxa de isolamento continuar caindo e a população não respeitar a quarentena, a reabertura não deve ocorrer no prazo previsto.

Na cidade de São Paulo, o prefeito Bruno Covas determinou o bloqueio parcial de algumas avenidas principais para tentar forçar o isolamento.

A restrição ao fluxo de veículos tem como objetivo colaborar para a ampliação da taxa de isolamento social no município, que está abaixo de 50%. O ideal para combater a propagação do novo coronavírus, de acordo com as autoridades de saúde, é de 60% a 70%.

A Prefeitura informou que caso a adesão da população ao isolamento não aumente a partir desta segunda, os bloqueios  poderão ser realizados durante todo o dia, como tentativa de aumentar a restrição e desestimular as pessoas a saírem de casa.

Acompanhe tudo sobre:Coronavírussao-paulo

Mais de Brasil

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral