Brasil

Tarifa de Trump: 60% concordam com política externa de Lula e aprovação cresce, diz pesquisa

Pesquisa Atlas/Bloomberg mostra que 60,2% dos brasileiros aprovando sua política externa e 61,1% o considerando mais eficaz no cenário internacional que Bolsonaro

Lula: brasileiros enxergam postura internacional do presidente de forma positiva (EVARISTO SA / Colaborador/Getty Images)

Lula: brasileiros enxergam postura internacional do presidente de forma positiva (EVARISTO SA / Colaborador/Getty Images)

Publicado em 15 de julho de 2025 às 09h17.

Última atualização em 15 de julho de 2025 às 09h22.

A aprovação das políticas internacionais adotadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve um aumento significativo, segundo uma pesquisa realizada pela AtlasIntel para a Bloomberg divulgada nesta terça-feira, 15.

A pesquisa revelou que a postura do presidente diante das ameaças de tarifas de 50% do presidente americano, Donald Trump, sobre os produtos brasileiros ajudou a fortalecer sua imagem internacionalmente, com 60,2% dos entrevistados aprovando a política externa adotada pelo governo e 38,9% desaprovando.

Política externa: avaliação da condução de Lula e Bolsonaro

A pesquisa também apontou que 61,1% dos entrevistados consideram Lula mais eficiente do que o ex-presidente Jair Bolsonaro para representar o Brasil no exterior, especialmente nas questões diplomáticas que envolvem potências globais, como os Estados Unidos.

Em novembro de 2023, apenas 51% dos brasileiros compartilhavam dessa opinião.

O fortalecimento da diplomacia brasileira é visto de forma positiva, principalmente após a postura de resistência do governo Lula contra as tarifas de Trump, e também pelo estreitamento de laços com os países membros do Brics, bloco de que o Brasil faz parte, segundo a pesquisa.

Além disso, o governo Lula ganhou suporte popular pela forma como lidou com a ameaça das tarifas. A pesquisa revelou que 44,8% dos brasileiros consideraram a resposta do presidente adequada, enquanto apenas 27,5% a acharam agressiva e 25,2% a consideraram fraca.

Aprovação do governo Lula

No campo político interno, a aprovação do governo Lula também teve um aumento. A pesquisa mostrou que a aprovação presidencial subiu para 49,7%, contra 47,3% de aprovação em junho, enquanto a desaprovação caiu de 51,8% para 50,3%.

Segundo a série histórica da Atlas, o saldo entre aprovação e desaprovação do presidente ficou em 0,6 ponto percentual (a mais de desaprovação), um patamar que não se via desde o final do ano passado. Em novembro de 2024, aprovação e desaprovação praticamente empatavam.

Desde então, a desaprovação ao presidente Lula cresceu e, agora, voltou a ficar próxima da aprovação.

Série de aprovação e desaprovação do governo Lula, segundo pesquisa da Atlas Intel

Série de aprovação e desaprovação do governo Lula, segundo pesquisa da Atlas Intel (AtlasIntel/Divulgação)

O aumento na popularidade também reflete uma maior confiança dos brasileiros na capacidade do governo Lula de negociar acordos favoráveis no cenário internacional, especialmente com os Estados Unidos, após a ameaça de tarifas impostas por Trump.

Embora 38,8% dos entrevistados duvidem da capacidade do governo de reverter a medida, 47,9% acreditam que Lula poderá negociar uma solução satisfatória.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaLuiz Inácio Lula da SilvaTarifas

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'