Brasil

Tarcísio viaja aos EUA e Europa para apresentar privatização da Sabesp a investidores

A comitiva do governo de São Paulo terá uma série de encontros com líderes de grupos privados e fundos globais de investimentos

 (Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP/Flickr)

(Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP/Flickr)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 24 de junho de 2024 às 08h59.

Última atualização em 25 de junho de 2024 às 09h25.

Tudo sobreSabesp
Saiba mais

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) começa nesta segunda-feira, 24, uma viagem aos Estados Unidos e Europa para apresentar o modelo da oferta pública de ações da Sabesp e as próximas etapas do processo de privatização.

A comitiva paulista terá uma série de encontros com líderes de grupos privados e fundos globais de investimentos. O roadshow faz parte de uma das etapas do processo de desestatização da Companhia de Água e esgoto de São Paulo.

Os secretários estaduais Rafael Benini (Parcerias e Investimentos), Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) e Lais Vita (Comunicação) também estarão na viagem.

Na última sexta-feira, a Sabesp publicou o prospecto da oferta pública de ações. Com isto, o período de venda das ações da empresa para o mercado foi iniciado, etapa final da desestatização da companhia. A expectativa é que a operação seja concluída até 22 de julho.

Boston, Lisboa e Londres

Nos EUA, a comitiva paulista tem encontros previstos com investidores em Boston, capital do estado norte-americano de Massachusetts.

Na Europa, Tarcísio terá encontro com investidores em Lisboa para detalhar todo o portfólio do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).

Hoje, o governo de São Paulo tem 24 projetos qualificados em quatro eixos estruturais – água e energia, mobilidade, rodovias e social, com expectativa de mais 44 leilões até o final de 2026.

Ainda em Portugal, Tarcísio se junta a outras autoridades brasileiras para participar do 12º Fórum Jurídico de Lisboa, organizado pela IDP, universidade de Direito criada por Gilmar Mendes, ministro do STF. O evento acontece na próxima quarta-feira, com debates e palestras com a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal.

No dia 1º de julho, o grupo desembarca no Reino Unido para a rodada europeia de detalhamento da operação da Sabesp.

O restante da comitiva permanece na Europa até o dia 5 para reuniões na Inglaterra e na Suíça.

No retorno ao Brasil, o governador também terá encontros com empresários em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Essa é a terceira viagem internacional de Tarcísio em 2024. O chefe do executivo paulista foi duas vezes aos EUA para apresentar os leilões previstos pelo seu governo, e a Israel, em uma agenda de clara oposição ao governo Lula.

Como será a privatização da Sabesp

A oferta pública de ações da Sabesp será conduzida pelos bancos coordenadores BTG Pactual (do mesmo grupo controlado pela EXAME), Bank of America, Citi, UBS BB e Itaú BBA. A venda de ações será dividida em dois grupos:

  • O primeiro, de 15% dos papéis da Sabesp, será destinado ao investidor de referência.
  • O segundo lote, com cerca de 17% das ações, será aberto a todo o mercado, inclusive pessoas físicas, jurídicas e funcionários da companhia.

Não haverá oferta primária, o que significa que apenas ações que hoje são do Governo de São Paulo serão ofertadas.

Nesta semana, entre os dias 24 e 28 de junho, os investidores que se credenciaram na B3 até o último dia 17 poderão apresentar suas propostas de preço por 15% das ações da companhia.

Os dois investidores de referência selecionados serão anunciados no dia 28, após o fechamento do mercado. Como mostrou o EXAME INSIGHT, Aegea, Equatorial e um fundo de investimento em participações (FIP) do investidor Nelson Tanure manifestaram interesse.

O bookbuilding terá início em 1 de julho, e vai até 15 de julho, e nele serão oferecidos cerca de 17% das ações da Sabesp. Neste período, os investidores aptos a operar no mercado de ações, inclusive pessoas físicas, poderão apresentar ordens nos dois books abertos, por meio de suas corretoras.

Se um investidor de referência tiver o melhor preço no livro de mercado, mas estiver gerando menor retorno financeiro ao estado, esse poderá recorrer ao right to match e cobrir o valor da oferta do concorrente, vencendo a disputa.

O investidor de referência selecionado será divulgado no dia 15 de julho. Na sequência, em 18 de julho será fechado o preço final da oferta pública. A liquidação e o encerramento serão em 22 de julho.

Acompanhe tudo sobre:SabespTarcísio Gomes de Freitas

Mais de Brasil

Agência Nacional de Mineração monitora formação de trincas em barragem em Ouro Preto

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Nunes tem 24%; Marçal, 22%, e Boulos, 22%, em São Paulo, aponta pesquisa Real Time Big Data

Marçal tem 32,1%, Boulos, 26%, e Nunes, 18,1%, aponta pesquisa Veritá