Brasil

Tarcísio vai aos EUA para vender R$ 220 bilhões em concessões

Tarcísio realizará uma série de reuniões e agendas bilaterais com bancos e fundos de investimento em Nova York

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 13 de maio de 2024 às 08h17.

Tudo sobreTarcísio Gomes de Freitas
Saiba mais

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) inicia nesta segunda-feira, 13, uma viagem aos Estados Unidos para apresentar a carteira de concessões, desestatizações e parcerias do estado de São Paulo, estimada em mais de R$ 220 bilhões.

Tarcísio realizará uma série de reuniões e agendas bilaterais com bancos e fundos de investimento em Nova York. O governo não divulgou os secretários e políticos que integram a comitiva do governador.

A expectativa da gestão paulista é realizar 44 leilões até o final de 2026. O governo já realizou três dos 13 certames previstos para este ano: as concessões do Trem Intercidades de Campinas e do Lote Litoral Paulista e a privatização da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae).

A privatização da Sabesp, principal projeto da gestão Tarcísio, está em fase final e deve ser concluída até o meio de 2024.

Outros projetos como o túnel imerso Santos-Guarujá, em parceria com o governo Lula, os lotes rodoviários Nova Raposo, Rota Sorocabana e Paranapanema e as concessões das linhas 11, 12 e 13 da CPTM também estão programadas para esse ano.

O governo planeja ainda uma PPP para construção, manutenção e operação de serviços não pedagógicos de 33 novas escolas.

A concessão de serviços lotéricos estaduais é outro projeto previsto para 2024, como nova fonte de recursos para financiamento de políticas públicas.

O estado também vai leiloar a concessão da construção de moradias na região central da capital – o projeto prevê mais de 5,5 mil moradias nos três primeiros anos.

Essa é a terceira missão internacional do chefe do executivo paulista em 2024. Em fevereiro, Tarcísio fez um road show pela Europa para buscar investidores. 

O governador visitou Israel em março para uma agenda com o premiê do pais Benjamin Netanyahu após uma crise diplomática entre o Brasil e a nação do Oriente Médio.

Agenda de Tarcísio nos EUA

A primeira agenda do governador de São Paulo será com investidores internacionais em um encontro organizado pelo Banco Santander.

A comitiva ainda se reúne com integrantes do Bank of America e investidores para apresentar projetos.

Ainda durante a semana, Tarcísio participa de outros dois eventos.

O chefe do executivo será um dos debatedores do painel “Oportunidades e Desafios no Brasil” na conferência “Brazil & Word Economy”, promovido pelo BTG Pactual (do mesmo grupo controlado pela EXAME).

Na sequência, Tarcísio vai participar do Summit Brasil-USA, que deve discutir a agenda de reformas do país.

O governador encerra a missão com uma apresentação da carteira de concessões do estado a cerca de 30 investidores e representantes de grupos privados na conferência do Itaú BBA Latin América.

Acompanhe tudo sobre:Tarcísio Gomes de FreitasEstado de São PauloConcessões

Mais de Brasil

Agência Nacional de Mineração monitora formação de trincas em barragem em Ouro Preto

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Nunes tem 24%; Marçal, 22%, e Boulos, 22%, em São Paulo, aponta pesquisa Real Time Big Data

Marçal tem 32,1%, Boulos, 26%, e Nunes, 18,1%, aponta pesquisa Veritá