Brasil

Tarcísio quer deslocar usuários da Cracolândia de SP para o bairro do Bom Retiro

Governador disse que ideia é manter usuários 'mais afastados da área residencial'

O plano de Tarcísio é dar atenção ao usuários no Complexo Prates, área de 11 mil metros quadrados no bairro do Bom Retiro (Isadora de Leão Moreira/ Governo de SP/Flickr)

O plano de Tarcísio é dar atenção ao usuários no Complexo Prates, área de 11 mil metros quadrados no bairro do Bom Retiro (Isadora de Leão Moreira/ Governo de SP/Flickr)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 19 de julho de 2023 às 07h14.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou nesta terça-feira que o governo estadual paulista tentará deslocar os usuários de droga que hoje estão na chamada Cracolândia, no centro de São Paulo, para o Bom Retiro.

Tarcísio disse que sua gestão "tem uma estratégia de colocar essas pessoas mais distantes das áreas residenciais e comerciais", mas admitiu que não sabe se o plano vai dar certo.

Complexo Prates

O plano de Tarcísio é dar atenção ao usuários no Complexo Prates, área de 11 mil metros quadrados no bairro do Bom Retiro onde funciona desde 2012 equipamentos de atenção social. O local foi inaugurado pela Prefeitura de São Paulo na gestão de Gilberto Kassab (PSD), hoje secretário de Governo. O governador de São Paulo afirmou que o deslocamento é uma das estratégias para lidar com a aglomeração de pessoas em vulnerabilidade social na região.

"A gente quer levar essas pessoas para o complexo Prates, porque lá tenho uma AMA (Assistência Médica Ambulatorial), Capes (voltado à atenção psicológica e psiquiátrica), lá eu consigo deixar essas pessoas mais afastadas da área residencial, da área comercial. Vamos ver se a estratégia vai dar certo. Não sei, é tentativa e erro — disse a jornalistas.

Tarcísio citou, ainda, a internação nas chamadas "comunidades terapêuticas", controversas e de eficácia questionada por especialistas em saúde pública. Também afirmou que a região da Cracolândia vai contar com um batalhão da Polícia Militar a partir de fevereiro de 2024.

" Nesse deslocamento, vamos ter problema, porque eu desloco e eles vão querer voltar. A ideia é ocupar as áreas que a gente for conquistando. (...) A gente liberou a praça da Sé e não deixou mais a turma voltar, e assim a gente vai tentar fazer com a Rua dos Protestantes, com a Rua dos Gusmões, ou seja, ir avançando, levando o pessoal para lá para poder prestar o melhor tratamento e um tratamento individualizado — ressaltou o governador.

Para ele, a região do Complexo Prates possibilita "prestar um atendimento mais próximo" a pessoas em situação de vulnerabilidade

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

Acompanhe tudo sobre:Tarcísio Gomes de FreitasSão Paulo capitalCracolândia

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações