Tarcisio de Freitas. (EVARISTO SA / AFP/Getty Images)
Da redação, com agências
Publicado em 19 de dezembro de 2022 às 13h24.
Última atualização em 19 de dezembro de 2022 às 13h25.
O governador eleito do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o vice-governador Felício Ramuth (PSD) serão diplomados na manhã desta segunda-feira, 19, em cerimônia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no centro da capital paulista. O evento está marcado para as 11h.
O senador Marcos Pontes (PL) e seus dois suplentes, os 94 deputados estaduais e os 70 deputados federais eleitos nas eleições de outubro no Estado também serão diplomados no evento.
Por meio da diplomação, a Justiça Eleitoral confirma o resultado das urnas e garante que os eleitos estão aptos para tomar posse no cargo no dia 1º de janeiro de 2023.
Hoje, a diplomação será realizada nos estados do Amapá, Espírito Santo, de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, da Paraíba, do Paraná, de Pernambuco, do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, de Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal. Antes da data prevista pela legislação, os diplomas começaram a ser entregues.
As primeiras diplomações ocorreram em 12 de dezembro no Amazonas e em Roraima. Na mesma data, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diplomou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.. A Justiça Eleitoral do Acre, de Mato Grosso e Rondônia realizou a cerimônia no dia 15.
Na sexta-feira, 16, foram diplomados os eleitos em Alagoas, na Bahia, no Ceará, Piauí, Rio da Janeiro, em Rondônia e no Tocantins. No Maranhão, a cerimônia ocorreu no sábado (17).
O Pará deverá realizar a diplomação no dia 21. O Tribunal Regional Eleitoral informou que o TSE abriu uma exceção e autorizou a diplomação no dia 21, após solicitação do governador do estado.