Brasil

Tarcísio de Freitas anuncia criação de secretaria para captar investimentos privados

Pasta será comandada por Rafael Benini, ex-diretor de estatal ligada ao Ministério da Infraestrutura

Ministro da Infraestrutura, Tarcisio de Freitas (Alberto Ruy/MInfra/Flickr)

Ministro da Infraestrutura, Tarcisio de Freitas (Alberto Ruy/MInfra/Flickr)

AO

Agência O Globo

Publicado em 7 de dezembro de 2022 às 11h46.

Última atualização em 7 de dezembro de 2022 às 14h30.

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou na manhã desta quarta-feira o nome de Rafael Benini para chefiar uma secretaria que será dedicada a formular projetos de parcerias de investimentos. O órgão será criado na nova gestão.

Benini auxiliou a campanha de Tarcísio na formulação de propostas econômicas. Ele foi diretor da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal ligada ao Ministério da Infraestrutura, durante a gestão de Tarcísio (de setembro de 2019 a agosto deste ano). Ele já era cotado para assumir alguma pasta ligada à área econômica.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo na newsletter gratuita EXAME Desperta.

"Nosso foco vai ser atrair investimento privado. Sabemos que é um desafio atrair em um momento em que a liquidez enxuga. O movimento de elevação de taxa de juros é uma constante, vemos uma drenagem de liquidez e isso aumenta o desafio de atrair capital estrangeiro. (...) Vamos criar uma secretaria, a SPI (Secretaria de Parcerias de Investimentos), que será comandada por Rafael Benini, que trabalhou comigo no Ministério da Infraestrutura. Ele foi muito bem-sucedido no Ministério.", disse Tarcísio.

O governador ressaltou que um dos projetos prioritários é a implementação do Trem Intercidades, ferrovia de passageiros que ligaria São Paulo a Campinas. O projeto chegou a ser promessa do ex-governador João Doria (então no PSDB) em 2018, mas não saiu do papel.

Benini é formado em administração de empresas pela Faculdade de Campinas e mestre em ciências econômicas pela USP. Em seu currículo, diz estudar a "regulação de mercados com ênfase no transporte ferroviário".

Antes de atuar na EPL, ele foi diretor de controle econômico e financeiro da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

O anúncio de Tarcísio foi feito durante um evento sobre infraestrutura realizado em São Paulo na B3 pela revista Exame.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Governosao-pauloTarcísio Gomes de Freitas

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas