Brasil

Tarcísio, Caiado, Zema e Ratinho têm aprovação superior à de Lula em seus estados, diz Quaest

Caiado, em Goiás, é o governador que apresenta melhor aprovação no levantamento, com 86% do eleitorado aprovando a sua administração

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 11 de abril de 2024 às 09h25.

Tudo sobrePesquisas eleitorais
Saiba mais

Os governadores Ronaldo Caiado, Ratinho Jr., Tarcísio de Freitas e Romeu Zema têm aprovações superiores ao do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seus respectivos estados, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 11. Os quatro nomes são cotados para disputar as eleições em 2026, em vista da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Caiado, em Goiás, é o governador que apresenta a melhor aprovação no levantamento, com 86% do eleitorado aprovando a sua administração. Na sequência, Ratinho Jr. tem 79% no Paraná, Tarcísio 62% em São Paulo e Zema 62% em Minas Gerais.

Zema é o governador com o maior percentual de desaprovação, com 31%, seguido por Tarcísio, com 29%. Ratinho com 17% e Caiado com 12% apresentam os menores percentuais.

No quesito avaliação do governo estadual, Caiado tem 70% de avaliação positiva, Ratinho 59%, Zema e Tarcísio apresentam 41%. O estado com a maior avaliação negativa é Minas Gerais, onde 18% avaliam negativamente o trabalho de Zema.

Avaliação do governo Lula em SP, MG, GO e PR

O governo Lula, por sua vez, tem aprovação entre 44% e 52% nesses estados, abaixo do percentual apresentado pelos governadores. Minas é a Unidade da Federação que mais aprova o trabalho da gestão petista com 52%. O Paraná, com 44% de aprovação e 54% de desaprovação, é o estado com o pior cenário para Lula.

A desaprovação ficou em 48% em São Paulo, 47% em Minas Gerais e 50% em Goiás. Não sabem ou não responderam 2% (SP), 1% (MG), 2% (PR) e 1% (GO).

A Genial/Quaest também verificou a avaliação do governo Lula em cada um dos quatro estados - se positiva, regular ou negativa. Em São Paulo, 32% dos entrevistados consideram o governo Lula positivo e em Minas, 34%. No Paraná, são 30% que acham positivo, enquanto em Goiás, o índice é de 32%.

A avaliação negativa ficou em 37% em São Paulo, 35% em Minas, 41% no Paraná e 40% em Goiás. Já o governo Lula é considerado regular para 29% dos paulistas, 30% dos mineiros, 27% dos paraenses e 27% dos goianos.

O levantamento foi feito entre os dias 4 e 7 de abril e teve como público-alvo eleitores a partir de 16 anos. Foram entrevistados 1.656 eleitores em São Paulo, 1.506 em Minas, 1.121 no Paraná e 1.127 em Goiás. As margens de erro são de 2,4 pontos porcentuais em São Paulo, 2,5 em Minas, 2,9 no Paraná e 2 9 em Goiás. O nível de confiança é de 95%.

Acompanhe tudo sobre:PesquisaPesquisas eleitorais

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP