Brasil

Tarcísio afirma que irá estudar privatização da Sabesp 'desde o primeiro dia'

Segundo ele, caso a conclusão seja que a privatização da estatal é positiva para a população, o governo seguirá com o plano

Tarcísio de Freitas: candidato afirma que irá estudar privatização da Sabesp 'desde o primeiro dia' (Alberto Ruy/MInfra/Flickr)

Tarcísio de Freitas: candidato afirma que irá estudar privatização da Sabesp 'desde o primeiro dia' (Alberto Ruy/MInfra/Flickr)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de outubro de 2022 às 11h22.

O candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que, "desde o primeiro dia", caso eleito, irá estudar a privatização da Sabesp. Segundo ele, caso a conclusão seja que a privatização vai melhorar a prestação de serviços e proporcionar uma tarifa mais baixa à população, o governo seguirá com a privatização da estatal.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

"Vou estudar privatização desde o primeiro dia e se eu chegar à conclusão que a privatização vai promover esse objetivo, vai melhorar a prestação de serviços e proporcionar uma tarifa mais baixa, nós vamos seguir com a privatização", declarou o candidato, em entrevista à Rádio Eldorado. "Mas se a gente observar que a privatização, em alguma medida, pressupõe risco à prestação de serviço, para o cidadão, nós não faremos. A gente vai seguir com a empresa pública."

De acordo com o ex-ministro de Infraestrutura, caso eleito, ele afirma que seu objetivo em relação à Sabesp é melhorar a prestação de serviço da empresa, além de diminuir o tempo para universalização de saneamento e aumentar investimento para trazer segurança hídrica à população. "Pretendo fazer o melhor para o cidadão", assegurou.

Tarcísio diz que, atualmente, o nível de perda que a empresa proporciona ainda é alto. "Estamos engatinhando sobre reúso de água e podemos trazer muitos investimentos da iniciativa privada para a empresa", disse, emendando na promessa de tratar a "ineficiência" da estatal.

O candidato afirma que uma possível privatização da Sabesp se assemelha mais à privatização da Eletrobras do que a que ocorreu com a Cedae. "A Sabesp já é uma empresa listada em Bolsa, já está no mercado, e a gente faria uma venda de ações, uma diluição da participação do Estado, mas manteríamos uma participação na Sabesp com a possibilidade de interferir de decisões muito importantes, que são estratégicas, teríamos assento no conselho", afirmou. Assim como ocorreu na Eletrobras, Tarcísio afirmou que pode ocorrer uma renovação dos contratos de concessão na operação de capitalização.

"Obviamente nós vamos conversar isso com a própria Sabesp. E se a gente tiver um modelo que aumente a eficiência da Sabesp, consiga aumentar o reúso, sensorização de rede, eficácia no investimento e reduzir tarifa, obviamente a gente vai optar pelo melhor caminho", declarou. "A privatização nós vamos estudar, é um caminho possível que entendo que traz benefício para o cidadão", concluiu.

LEIA TAMBÉM: Haddad x Tarcísio: quem está à frente nas pesquisas eleitorais?

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2022SabespTarcísio Gomes de Freitas

Mais de Brasil

STF tem maioria para manter pena de Collor após condenação na Lava-Jato; ele pode ser preso

Delator do PCC é morto em tiroteio no Aeroporto de Guarulhos; outras quatro pessoas são baleadas

Lula diz que estará pronto para concorrer à reeleição em 2026, mas espera não ser 'necessário'

Moraes vota pela condenação de 15 réus envolvidos nos ataques de 8 de janeiro