Brasil

Tanque estoura e 25 toneladas de resíduos vazam em MG

A cidade de Poços de Caldas ficou em alerta porque parte material foi parar em córregos que desaguam na represa Saturnino de Brito, que abastece a cidade

Poços de Caldas: a substância é utilizada na fabricação de porcelanas e vazou do tanque de uma unidade da Lorenzetti (Prefeitura de Poços de Caldas/Facebook/Divulgação)

Poços de Caldas: a substância é utilizada na fabricação de porcelanas e vazou do tanque de uma unidade da Lorenzetti (Prefeitura de Poços de Caldas/Facebook/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de agosto de 2017 às 15h26.

O vazamento de 25 toneladas de resíduos, quase tudo argila, colocou Poços de Caldas (MG) em alerta nesta quarta-feira, 23.

Parte do material foi parar em córregos que desaguam na represa Saturnino de Brito, que abastece a cidade. A substância é utilizada na fabricação de porcelanas e vazou do tanque de uma unidade da Lorenzetti.

A companhia diz que material não é danoso e que trata-se de "barbotina", mistura de argila, caulim e água.Técnicos monitoram a situação para avaliar qual tipo de material teria sido despejado nos rios. A atenção está voltada ao sistema de abastecimento da Estação de Tratamento de Água-ETA 1.

"O mais importante é assegurar, por meio de análises químicas, que a água não foi contaminada, buscando preservar a saúde da população", afirma Antônio Roberto Menezes, diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).

"Continuamos monitorando a situação, mas em princípio não haverá a paralisação do abastecimento de água."

Acompanhe tudo sobre:Minas Gerais

Mais de Brasil

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF

Tarcísio afirma que vai expandir ensino técnico em escolas regulares de SP

Consórcio da Internacional Marítima vence leilão da PPP de travessias de SP