Brasil

SUS aumenta controle de qualidade de sangue doado

O Ministério da Saúde acrescentou nesta quinta-feira o teste ácido nucleico (Nat) na triagem sorológica do doador do Sistema Único de Saúde (SUS)


	Novo exame revela agentes químicos que têm a capacidade dar origem a enfermidades, principalmente causadas pelos vírus HIV e da hepatite C, em intervalos menores do que os métodos comuns
 (Stock.Xchange)

Novo exame revela agentes químicos que têm a capacidade dar origem a enfermidades, principalmente causadas pelos vírus HIV e da hepatite C, em intervalos menores do que os métodos comuns (Stock.Xchange)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 19h29.

São Paulo - O Ministério da Saúde acrescentou nesta quinta-feira o teste ácido nucleico (Nat) na triagem sorológica do doador do Sistema Único de Saúde (SUS), um dia antes do Dia Mundial do Doador de Sangue. A norma foi publicada no "Diário Oficial" da União (DOU) e começará a ser aplicada em 180 dias.

O exame revela agentes químicos que têm a capacidade dar origem a enfermidades, principalmente causadas pelos vírus HIV e da hepatite C, em intervalos menores do que os métodos comuns. O sangue apanhado dos doadores passa por testes.

São verificações sobre moléstias infecciosas possíveis de serem transmitidas por transfusão. Esta fase tem o objetivo de garantir a segurança do paciente que receberá o sangue. O objetivo da pasta é analisar até 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano, cobrindo, integralmente, a hemorrede pública nacional.

Acompanhe tudo sobre:Ministério da SaúdeSaúdeSaúde no BrasilSUS

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas