Brasil

Suíça condena ex-diretor da CPTM por lavar dinheiro

Justiça de Genebra aplicou multa e confiscou bens de João Roberto Zaniboni na Suíça


	CPTM: Casos de lavagem de dinheiro aconteceram nos governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin em São Paulo
 (Marcos Santos/USP Imagens)

CPTM: Casos de lavagem de dinheiro aconteceram nos governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin em São Paulo (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2013 às 08h19.

São Paulo - A Suíça condenou por lavagem de dinheiro o engenheiro brasileiro João Roberto Zaniboni, ex-executivo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nos governos do PSDB Mário Covas e Geraldo Alckmin. A Justiça em Genebra aplicou multa a Zaniboni e confiscou "seus bens" naquele país europeu. A condenação de Zaniboni foi comunicada ao Brasil na semana passada pelo Ministério Público Federal Suíço.

Os procuradores suíços não informaram o valor da sanção imposta ao engenheiro. Nesse ponto do documento, agora de posse do Ministério Público em São Paulo, eles demonstram descontentamento com a falta de colaboração do Brasil. "Por falta de endereço (de João Roberto Zaniboni) esta multa nunca lhe pôde ser entregue."

Zaniboni exerceu função de confiança nas gestões tucanas - diretor de operações e manutenção da CPTM - entre 1998 e 2003. Nesse período, de acordo com a investigação do Ministério Público da Suíça, foram realizadas transferências para a conta Milmar, alojada no Credit Suisse de Zurique e de titularidade de Zaniboni.

A Suíça está convencida de que se trata de "dinheiro de propina" que ele teria recebido a partir da celebração de contrato da CPTM para melhorias de 129 vagões. A conta Milmar captou US$ 836 mil. Parte desse montante, US$ 255,8 mil, foi repassada pela conta 524373, aberta em nome do engenheiro e consultor Arthur Gomes Teixeira.(Fausto Macedo)

Acompanhe tudo sobre:CPTMEmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasGeraldo AlckminGovernadoresJustiçamobilidade-urbanaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP