Agência de notícias
Publicado em 31 de maio de 2024 às 07h38.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu seis alertas para diferentes regiões do Brasil para esta sexta-feira, 31. No Sudeste, há risco de geada no sul de Minas Gerais e em uma pequena faixa do norte de São Paulo e Rio de Janeiro. No Sul, os três estados também podem ser atingidos pela geada. Nesta sexta, o Rio Grande do Sul segue sem chuvas, após enfrentar temporais devastadores neste mês.
No Nordeste, o Inmet emitiu três alertas para chuvas intensas em todo o litoral, exceto metade do litoral maranhense e Bahia. O litoral do Ceará e Rio Grande do Norte devem ser as áreas mais atingidas, com aviso de "Perigo". Em Sergipe e Alagoas, o alerta é de acumulado de chuva. Enquanto no Norte, há alerta de chuvas intensas para Amazonas, Roraima, Amapá e Pará. No Centro-Oeste, não são esperadas chuvas, e o dia começa ensolarado com poucas nuvens.
No Sudeste, foi emitido um alerta de geada com grau de "Perigo Potencial", abrangendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As principais áreas afetadas estão localizadas no sudoeste de Minas Gerais, na fronteira com Rio de Janeiro e São Paulo, onde cidades mais ao norte também podem ser atingidas.
Para o Sul do país, o Inmet emitiu um alerta de geada devido à advecção, que é a transmissão de calor pelo deslocamento de uma massa atmosférica na horizontal. O aviso "Perigo Potencial", abrange cidades dos três estados, desde o norte do Rio Grande do Sul, passando pelo centro de Santa Catarina e do Paraná, inclusive pela capital Curitiba, até a fronteira com São Paulo.