Brasil

Subprefeitos de SP terão de percorrer 5 km por dia

Subprefeitos de São Paulo vão fiscalizar lixo, entulho, propagandas esotéricas, bocas de lobo entupidas e, de quebra, fazer exercíco físico

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab: medida tem causado polêmica (Júlia de Medeiros/PSC)

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab: medida tem causado polêmica (Júlia de Medeiros/PSC)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2011 às 10h50.

São Paulo - De carro ou a pé, os 31 subprefeitos de São Paulo precisam agora percorrer cinco quilômetros por dia em busca de problemas na cidade. A nova obrigação foi definida em uma portaria do prefeito Gilberto Kassab (DEM) publicada no Diário Oficial da Cidade e em vigor desde ontem. Lixo, entulho, propagandas esotéricas e bocas de lobo entupidas estão entre os alvos das fiscalizações diárias dos subprefeitos.

A medida já causou polêmica e piadas nas subprefeituras. Os subprefeitos terão de publicar o resultado das vistorias a cada semana na internet. O objetivo de Kassab é colocar os assessores para verificar pessoalmente a qualidade dos serviços de zeladoria e de limpeza das ruas. “Temos de preparar um café reforçado agora para o nosso subprefeito”, brincou ontem um funcionário da Subprefeitura de Perus, na zona norte da capital.

Os subprefeitos também terão de apresentar relatórios semanais que devem mostrar quais providências serão adotadas no caso dos problemas identificados. “Tem muita área de divisa das subprefeituras. Vai ter subprefeito que vai se encontrar no final do dia na frente de lixão”, brincou um vereador com reduto eleitoral na zona sul.

Kassab argumenta que a obrigação é uma das ações da Prefeitura para combater as enchentes. A Prefeitura também quer que os chefes das subprefeituras ouçam a população. A portaria indica que devem ser percorridos “os corredores principais e transversais do sistema viário de cada região”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasgestao-de-negociosMetrópoles globaisPlanejamentoPolíticasao-paulo

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe