Brasil

Subprefeito cai após carnaval da Vila Madalena

Angelo Salvador Filardo Júnior, responsável pela organização dos blocos no bairro paulistano, foi substituído após cobranças do Ministério Público Estadual


	Vila Madalena: na avaliação do governo, Filardo Júnior falhou na elaboração do esquema do evento
 (Veja São Paulo/Fernando Moraes)

Vila Madalena: na avaliação do governo, Filardo Júnior falhou na elaboração do esquema do evento (Veja São Paulo/Fernando Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2015 às 21h25.

São Paulo - O prefeito Fernando Haddad (PT) substituiu o subprefeito de Pinheiros, Angelo Salvador Filardo Júnior, que foi responsável pela organização dos desfiles dos blocos na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo

A mudança acontece em meio a cobranças do Ministério Público Estadual para que a Prefeitura adote providências que evitem o caos no bairro no próximo carnaval.

Na avaliação do governo, Filardo Júnior, que havia se reunido com os blocos e foi alertado pelos moradores desde a Copa sobre os possíveis incidentes causados pela aglomeração de até 70 mil pessoas no bairro, falhou na elaboração do esquema do evento.

O subprefeito também havia provocado a ira dos moradores do bairro ao minimizar as brigas e os tumultos ocorridos durante os quatro dias de folia.

"O caos existe no Iraque, não na Vila Madalena, onde pela primeira vez no carnaval os moradores conseguiram dormir antes do amanhecer", declarou o subprefeito à época.

Arquiteto e funcionário de carreira do governo municipal desde 1985, Filardo Júnior será substituído pela geóloga Harmi Takiya, vice-presidente da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), responsável por analisar as exceções à Lei Cidade Limpa. Harmi também foi subprefeita da Mooca entre 2002 e 2004, durante a gestão Marta Suplicy (PT).

Oficialmente, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o subprefeito de Pinheiros deixa o cargo para dar aulas na USP.

Cenas de bebedeira, xixi nas portas de casas e prédios, uso de drogas e até sexo nas ruas aterrorizaram a vizinhança. Em alguns dias, moradores reclamaram que o barulho seguiu até o amanhecer.

Após o fim do carnaval, moradores do bairro se organizaram para cobrar do Ministério Público Estadual providências para evitar o caos na Vila Madalena no carnaval de 2016. O promotor Maurício Ribeiro Lopes é contrário à proibição de blocos no bairro, mas ele quer que a Prefeitura assuma compromissos (provavelmente por meio de um termo de ajustamento de conduta) para melhorar a organização.

Acompanhe tudo sobre:Carnavalcidades-brasileirasFernando HaddadMetrópoles globaisPolítica no BrasilPolíticos brasileirosPrefeitossao-paulo

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP