Brasil

STJ defende 75 anos para aposentadoria de juízes

Hoje, os juízes se aposentam compulsoriamente aos 70 anos


	O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Felix Fischer: "sou favorável (ao projeto). Estamos perdendo muita gente em condições de trabalhar", disse
 (Agência Brasil)

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Felix Fischer: "sou favorável (ao projeto). Estamos perdendo muita gente em condições de trabalhar", disse (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2013 às 13h50.

Brasília - O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Felix Fischer, disse nesta quarta-feira, 25, ser favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estende para 75 anos a idade para que juízes de tribunais superiores se aposentem compulsoriamente.

Hoje, os juízes do Supremo Tribunal Federal (STF), de cortes superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU) se aposentam compulsoriamente aos 70 anos.

A PEC 457 de 2005, também apelidada de "PEC da bengala", chegou a ser pautada para esta semana pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), mas não houve acordo entre os líderes da Casa para levar a matéria ao Plenário.

"Sou favorável (ao projeto). Estamos perdendo muita gente em condições de trabalhar", disse o presidente do STJ, logo após participar de uma reunião com o presidente em exercício, Michel Temer.

Pelo texto da PEC, a mudança de idade para a aposentadoria compulsória valeria para todos os servidores titulares de cargos efetivos da União, Estados, Distrito Federal e municípios.

Mas há deputados que defendem alterações na redação, de modo que a possibilidade de se aposentar compulsoriamente aos 75 anos só valha para ministros do Supremo e titulares de tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU). No STJ desde 1996, Felix Fischer tem 66 anos de idade.

Acompanhe tudo sobre:AposentadoriaGestão públicaJustiçaLegislação

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas