Brasil

STF rejeita denúncia contra Lira e outros integrantes do PP no âmbito da Lava Jato

A acusação criminal, apresentada em 2017 no âmbito das investigações da Operação Lava Jato, teve uma reviravolta ao longo de sua tramitação

Arthur Lira (PP-AL). (Michel Jesus/Agência Câmara)

Arthur Lira (PP-AL). (Michel Jesus/Agência Câmara)

R

Reuters

Publicado em 2 de março de 2021 às 19h19.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta terça-feira, 2, denúncia contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-PI), e outros integrantes do PP que haviam sido acusados pela Procuradoria-Geral da República de terem montado uma organização criminosa com o objetivo de desviar recursos da Petrobras.

A acusação criminal, apresentada em 2017 no âmbito das investigações da Operação Lava Jato, teve uma reviravolta ao longo de sua tramitação no STF.

Em junho de 2019, a Segunda Turma chegou a tornar réus Lira e outros três integrantes do PP por três votos a favor, o relator da Lava Jato, Edson Fachin, Cármen Lúcia e o então decano, Celso de Mello, a dois, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

Contudo, a defesa de Lira entrou com recurso para contestar a denúncia e alegou que, com base no chamado pacote anticrime, mudança legislativa na área penal aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, uma denúncia não poderia ser embasada exclusivamente na opinião de delator.

Ao julgar o recurso, a Segunda Turma acatou nesta terça os argumentos da defesa de Lira. Votaram nesse sentido os ministros Kássio Nunes, indicado por Bolsonaro para o lugar de Celso de Mello, e Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Foram vencidos Edson Fachin e Cármen Lúcia.

Essa foi uma vitória para o presidente da Câmara no dia que Fachin, mais cedo, determinou o envio de outro caso criminal que o envolve para julgamento pelo plenário do Supremo.

Acompanhe tudo sobre:Arthur LiraCâmara dos DeputadosOperação Lava JatoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Com prazo para setembro de 2026, Via Appia quer antecipar entrega final do Rodoanel Norte

'Governo não entregou tudo o que foi prometido para o povo', diz Lula em reunião ministerial

Lula já trocou um quinto dos ministros desde o início do governo

Máximas com calorão, chuvas no Centro-Oeste, tempestade no Sul: veja previsão do tempo no Brasil