Brasil

Fachin recebe de Janot oito delações de executivos da OAS

As colaborações da empreiteira, acusada de participar de esquemas de corrupção na Lava Jato, atingem Lula, Dilma e aliados de Temer

O conteúdo da delação ainda será analisado pelo ministro Edson Fachin (José Cruz/Agência Brasil/Agência Brasil)

O conteúdo da delação ainda será analisado pelo ministro Edson Fachin (José Cruz/Agência Brasil/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de setembro de 2017 às 08h50.

Brasília - Um dia depois de ter apresentado denúncia contra o presidente Michel Temer pelos crimes de organização criminosa e obstrução da Justiça e antes de deixar o cargo, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira passada, dia 15, a delação premiada de oito executivos da construtora OAS, acusada de participar do esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato.

A informação foi antecipada pelo jornal O Globo. Em agosto do ano passado, Janot havia suspendido as negociações da delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, após vazamento de informações sobre as tratativas entre o empresário e os investigadores da Lava Jato. Procurada pela reportagem, a OAS não se manifestou.

A delação premiada da OAS atinge os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (ambos do PT), além de aliados do presidente Michel Temer, segundo fontes com acesso às investigações.

O conteúdo da delação ainda será analisado pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na Corte, que trabalhou ontem em Curitiba e só despachará do seu gabinete hoje.

A colaboração foi encaminhada ao Supremo porque envolve autoridades com foro privilegiado - caberá a Fachin decidir se homologa ou não o acordo dos executivos da empreiteira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffOASOperação Lava JatoLuiz Inácio Lula da SilvaRodrigo JanotDelação premiada

Mais de Brasil

Quando vai chover em São Paulo? Veja os dias com maior chance de chuva na capital paulista

Previsão do tempo: semana em SP terá alternância entre tempo seco e pancadas de chuva

Laudo aponta que baixa temperatura causou explosão em fábrica da Enaex no Paraná

Lula se prepara para viajar aos EUA após rebater Trump sobre condenação de Bolsonaro