Brasil

STF proíbe aplausos e fotos: veja as regras do julgamento que pode tornar Bolsonaro réu

Primeira Turma do STF define regras rigorosas para julgamento de Bolsonaro, com proibição de aplausos, vaias e fotografias

Palavra-chave: STF impõe regras rigorosas para julgamento de Bolsonaro e trama golpista, com proibição de aplausos e fotos (Ton Molina/Bloomberg/Getty Images)

Palavra-chave: STF impõe regras rigorosas para julgamento de Bolsonaro e trama golpista, com proibição de aplausos e fotos (Ton Molina/Bloomberg/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de março de 2025 às 09h54.

Última atualização em 25 de março de 2025 às 09h55.

Tudo sobreJair Bolsonaro
Saiba mais

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai dedicar três sessões, entre terça, 25, e quarta-feira, 26, para decidir se aceita a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022. Durante o julgamento, que acontecerá nesta terça-feira a partir das 9h30, foram distribuídas orientações para a plateia com regras claras sobre o que é permitido ou proibido.

Regras do STF para o julgamento de Bolsonaro

Na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, onde ocorrerá o julgamento da denúncia da trama golpista, todos os assentos foram sinalizados com um cartão com algumas regras para o comportamento da plateia. Entre as proibições estão o veto a fotografias e filmagens, manifestações de apoio ou vaias, e o consumo de alimentos.

Orientações durante a sessão

A plateia é orientada a levantar no início da sessão e a manter o silêncio durante todo o julgamento. Essas medidas buscam garantir a ordem e a seriedade no processo, além de evitar qualquer tipo de interferência nas decisões dos ministros. As restrições são parte do esforço do STF para manter o ambiente focado no conteúdo jurídico e não em manifestações emocionais.

O julgamento da trama golpista

A Primeira Turma fará o julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro e outras sete pessoas nesta terça-feira (25). O caso está relacionado à acusação de tentativa de golpe de Estado em 2022, envolvendo o ex-presidente e seus aliados. Além de Bolsonaro, os outros acusados são ex-ministros e membros do governo federal, sendo investigados por envolvimento na tentativa de abolição do estado democrático de direito.

Acompanhe o julgamento ao vivo

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:BrasilJair BolsonaroPolítica

Mais de Brasil

Linha 1-azul do metrô de São Paulo opera com velocidade reduzida após ocorrência na estação Luz

Anvisa proíbe todos os lotes dos suplementos da Power Green

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos; entenda

São Paulo terá sequência de dias ensolarados com temperaturas em alta