Brasil

STF permite que governador da PB escolha procurador

A eficácia da Emenda Constitucional paraibana, prevendo que o procurador-geral do Estado deve ser escolhido entre os membros estáveis da carreira, foi suspensa


	Ricardo Lewandovski: a decisão foi tomada pelo presidente do STF
 (Roosewelt Pinheiro/ABR)

Ricardo Lewandovski: a decisão foi tomada pelo presidente do STF (Roosewelt Pinheiro/ABR)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2014 às 13h57.

Brasília - A eficácia da Emenda Constitucional paraibana 35/2014, prevendo que o procurador-geral do Estado deve ser escolhido entre os membros estáveis da carreira, foi suspensa.

A decisão foi tomada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, ao deferir liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5211, o que suspendeu os efeitos da emenda.

A ação foi ajuizada pelo governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho (PSB). Ele alegou que a emenda afrontou a reserva de iniciativa do chefe do Executivo para propor leis relativas ao provimento de cargos de servidores públicos. Coutinho foi reeleito para o cargo na última eleição. O governador defendeu que a liminar era necessária, pois seu segundo mandato se inicia em 1º de janeiro e ele estaria impedido de designar pessoa de sua confiança para desempenhar a função de procurador-geral do Estado.

Lewandowski apontou que estão presentes a plausibilidade jurídica e o perigo da demora (periculum in mora) para a concessão da liminar. Observou que a Emenda é uma reedição de dispositivo da Constituição paraibana que já havia sido declarado inconstitucional pelo STF no julgamento da ADI 217, na qual o Plenário avaliou que a medida limitava as prerrogativas do governador na escolha de seus auxiliares. Esta decisão havia sido tomada em 1990.

Em nota, o STF destaca que, considerando também a proximidade da posse do governador reeleito, o ministro Ricardo Lewandowski deferiu a liminar para suspender a eficácia da EC 35/2014, da Paraíba. A decisão também será analisada pelo Plenário do Supremo.

Acompanhe tudo sobre:LegislaçãoSupremo Tribunal Federal (STF)Paraíba

Mais de Brasil

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa

Após declaração de Lula, governo diz 'não tolerar' tráfico de drogas