Brasil

STF julga transfusão de sangue para Testemunhas de Jeová, e sigilo de buscas em setembro

STF pauta julgamentos de direitos religiosos, privacidade em buscas e outros temas relevantes para setembro

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 2 de setembro de 2024 às 18h09.

Tudo sobreSupremo Tribunal Federal (STF)
Saiba mais

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu a pauta de julgamentos para setembro, que inclui temas como o sigilo de buscas no Google, o direito das Testemunhas de Jeová de recusar transfusões de sangue por motivos religiosos e a execução imediata de sentenças após o Tribunal do Júri.

Principais julgamentos de setembro

4 de setembro:

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) questiona o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra), argumentando que o Executivo não deve alterar livremente o percentual de ressarcimento ao exportador.

11 de setembro:

Será analisada a validade de um artigo da Lei de Lavagem de Dinheiro que permite às polícias e ao Ministério Público acessarem dados cadastrais de investigados. Além disso, o STF discutirá se a sentença do Tribunal do Júri deve ser executada imediatamente após a decisão.

18 de setembro:

O STF julgará ações que questionam se a liberdade religiosa justifica o financiamento de tratamentos de saúde diferenciados pela União e se permite a recusa de transfusões de sangue, como praticado por Testemunhas de Jeová. Na mesma data, será analisada a suspensão de uma lei de Uberlândia (MG) que proibiu a vacinação compulsória contra covid-19.

Também está em pauta a exigência para que o Google entregue dados de buscas relacionadas à vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, o que a empresa alega ser uma violação de privacidade.

25 de setembro:

O STF deve julgar o referendo da decisão do ministro Gilmar Mendes que reconduziu Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF. O caso envolve a validade de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados entre o Ministério Público e entidades esportivas.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)Google

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026