Brasil

STF decidirá se o ministro da Justiça continua no cargo

A corte julga um recurso no qual o PPS alega que o ministro, que é membro do Ministério Público da Bahia, não poderia ser nomeado


	Wellington César Lima e Silva: a corte julga um recurso no qual o PPS alega que o ministro, que é membro do Ministério Público da Bahia, não poderia ser nomeado
 (Valter Campanato/Agência Brasil)

Wellington César Lima e Silva: a corte julga um recurso no qual o PPS alega que o ministro, que é membro do Ministério Público da Bahia, não poderia ser nomeado (Valter Campanato/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2016 às 15h44.

Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) começou sessão para decidir se o ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, poderá continuar no cargo.

A corte julga um recurso no qual o PPS alega que o ministro, que é membro do Ministério Público da Bahia (MP-BA), não poderia ser nomeado.

Na última sexta-feira (4), a juíza Solange Salgado de Vasconcelos, da 1ª Vara Federal de Brasília, atendeu a uma ação do deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) e suspendeu a nomeação do ministro.

Após a decisão, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Cândido Ribeiro, atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para suspender a liminar.

Diante da polêmica sobre sua nomeação, o ministro pediu exoneração da função de procurador-geral de Justiça adjunto do MP-BA, mas se manteve no cargo vitalício de procurador.

O texto constitucional prevê que os membros do Ministério Público podem exercer “outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas”.

O artigo também foi usado pela AGU para embasar o pedido de suspensão da liminar que impediu a posse do novo ministro da Justiça.

Acompanhe tudo sobre:Ministério da Justiça e Segurança PúblicaMinistério PúblicoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura