Brasil

STF condena Dirceu a 2 anos e 11 meses de prisão

O ex-ministro foi condenado por formação de quadrilha no caso do mensalão


	José Dirceu: o ministro Joaquim Barbosa condenou Dirceu a 2 anos e 11 meses, voto que foi acompanhado por todos os ministros que condenaram o réu (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

José Dirceu: o ministro Joaquim Barbosa condenou Dirceu a 2 anos e 11 meses, voto que foi acompanhado por todos os ministros que condenaram o réu (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2012 às 14h39.

Brasília - O ex-ministro José Dirceu foi condenado a 2 anos e 11 meses de prisão nesta segunda-feira por formação de quadrilha na ação penal do chamado mensalão julgada no Supremo Tribunal Federal (STF).

O relator do processo, Joaquim Barbosa, mudou a ordem anunciada para votação da dosimetria dos réus condenados e iniciou nesta segunda-feira a análise do núcleo político e do ex-ministro José Dirceu, condenado por formação de quadrilha e corrupção ativa.

Barbosa condenou José Dirceu a 2 anos e 11 meses por formação de quadrilha, voto que foi acompanhado por todos os ministros que condenaram o réu.

A decisão causou novos embates na Corte e o ministro relator, Ricardo Lewandowski, acabou por se retirar do plenário depois de protestar pela falta de transparência do relator.

Barbosa afirmou que decidiu iniciar o núcleo político "por ser pequeno e ter apenas seis penas".

Acompanhe tudo sobre:José DirceuMensalãoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026

Operação contra Bolsonaro domina discussão nas redes; veja análise

Análise: Moraes ignora Trump, dobra aposta contra bolsonarismo, mas consequências ainda são incertas