Brasil

STF começa votação que deve confirmar Nunes Marques no TSE

A votação é virtual, secreta e deve ser finalizada ao longo da sessão de hoje. Ao final, por volta das 18h, o resultado será proclamado

O TSE é composto de três ministros do STF, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia (Ueslei Marcelino/Reuters)

O TSE é composto de três ministros do STF, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia (Ueslei Marcelino/Reuters)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 17 de maio de 2023 às 16h37.

Última atualização em 17 de maio de 2023 às 16h42.

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou na tarde desta quarta-feira, 17, a votação que vai definir o ministro que substituirá Ricardo Lewandowski no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como essa vaga é destinada a ministros do STF, é dada como certa a escolha do ministro Kássio Nunes Marques, que já assumiu a vaga de Lewandowski na Corte eleitoral como substituto.

A votação é virtual, secreta e deve ser finalizada ao longo da sessão de hoje. Ao final, por volta das 18h, o resultado será proclamado.

Vagas no TSE

Outras duas vagas serão abertas no TSE nesta semana com o término dos mandatos dos ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach. Ambos fazem parte da classe dos juristas.

Para preencher as vagas dos juristas, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, vai enviar uma lista de candidatos ao STF, que diminuirá os nomes a uma lista tríplice. Os três nomes serão encaminhados para escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O TSE é composto de três ministros do STF, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia.

Acompanhe tudo sobre:Kassio Nunes MarquesRicardo LewandowskiSupremo Tribunal Federal (STF)Luiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas