Brasil

EXCLUSIVO: Starlink, de Elon Musk, vai estar apta a operar na Amazônia a partir de setembro

No fim de maio, Musk esteve no Brasil para um encontro com diversos empresários e o com presidente Jair Bolsonaro (PL) para debater a instalação da Starlink na Amazônia

Satélite da Starlink: serviço já está disponível no Brasil, mas ainda não na Amazônia. (Yuri Smityuk/TASS/Getty Images)

Satélite da Starlink: serviço já está disponível no Brasil, mas ainda não na Amazônia. (Yuri Smityuk/TASS/Getty Images)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 11 de agosto de 2022 às 15h57.

Última atualização em 11 de agosto de 2022 às 17h29.

A partir de setembro, a Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, vai estar apta a operar na Amazônia. A informação foi confirmada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, em entrevista à EXAME. Estados das regiões Sul e Sudeste já contam com o serviço de internet da empresa.

"O que faltava era a porta de entrada do sinal de satélite. Você precisa disso para receber o sinal. Um gateway deles consegue ter mil quilômetros de raio. Então, se colocar um Manaus e outro São Gabriel da Cachoeira, cobre a Amazônia inteira", disse Faria.

LEIA TAMBÉM: Quanto custa e como usar a internet da Starlink no Brasil

Ainda segundo o ministro, com essa estrutura pronta, a Starlink estaria apta a fornecer internet a escolas em toda a região amazônica e também imagens de satélite para monitoramento da região. Como não há uma licitação sobre o tema, o acordo poderia ser feito por meio de doação ao governo brasileiro. As tratativas ainda estão em debate.

LEIA TAMBÉM: Elon Musk no Brasil: como a Starlink poderá ser usada na Amazônia?

"Essas imagens de satélite seriam complementares às imagens que já estão à disposição do governo", disse o ministro das Comunicações.

No fim de maio deste ano, Elon Musk esteve no Brasil para um encontro com diversos empresários e o com presidente Jair Bolsonaro (PL) para debater a instalação da Starlink na Amazônia. Na ocasião, a ideia inicial divulgada pelo bilionário era levar internet de alta velocidade a 19.000 escolas da região.

Na época, por meio do Twitter, Musk comemorou sua visita: “Super animado por estar no Brasil para o lançamento do Starlink para 19.000 escolas desconectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia!”, escreveu em sua conta. 

LEIA TAMBÉM

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskInternet

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto