Brasil

SP volta para fase vermelha; shoppings fecham nos finais de semana

Nos dias de semana, as atividades não essenciais devem fechar às 20h; aos sábados e domingos, o comércio, bares e restaurantes não podem abrir

Governador João Doria: todas as cidades de SP devem voltar hoje para fase vermelha; shoppings fecham no final de semana (Governo do Estado de SP/Divulgação)

Governador João Doria: todas as cidades de SP devem voltar hoje para fase vermelha; shoppings fecham no final de semana (Governo do Estado de SP/Divulgação)

CA

Carla Aranha

Publicado em 22 de janeiro de 2021 às 08h46.

Última atualização em 22 de janeiro de 2021 às 20h27.

Todas as cidades do estado de São Paulo devem voltar à fase vermelha a partir da próxima segunda, dia 25. A medida foi anuncidada pelo governador João Doria (PSDB) durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta sexta, dia 22.

Durante a semana, as atividades não essenciais devem fechar a partir das 20h. Aos sábados e domingos, o comércio, incluindo shopping centers, assim como bares e restaurantes, não poderão abrir também durante o dia. A mesma resolução vale para os parques, que permanecerão fechados nos finais de semana.

A fase vermelha é a mais restritiva do Plano São Paulo de combate ao coronavírus. A decisão sobre a volta de medidas mais duras para fazer frente a nova onda de disseminação da covid no estado foi tomada nesta quinta-feira, dia 22, à noite, segundo informações do jornal Folha de São Paulo.

São Paulo passa por um aumento sigficativo do número de mortos e novos casos da covid. Como as autoridades e cientistas previam, só nas três primeiras semanas do mês os registros de pessoas contaminadas com o coronavírus aumentou mais de 40% em comparação ao mesmo período do ano passado.

A situação não é exclusiva de São Paulo: outros estados, como o Amazonas, vivem um cenário de colpaso na saúde, com a falta de oxigênio para os hospitais e outros insumos básicos. Uma pesquisa inédita EXAME/IDEIA revela que para 63% dos brasileiros a crise de Manaus deverá atingir a cidade onde moram.

 

 

Acompanhe tudo sobre:BaresComércioCoronavírusLojasParques naturaisRestaurantesSão Paulo capitalShopping centers

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia