Brasil

SP vai instalar portas automáticas em 36 estações do Metrô

No prazo de quatro anos e meio, a empresa selecionada por meio de licitação irá passar por todas as etapas de execução, indo até a operação do novo sistema

Metrô: 36 estações vão receber portas de 2,10 metros de altura, com sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e a plataforma (Ana Laura Prado/Site Exame)

Metrô: 36 estações vão receber portas de 2,10 metros de altura, com sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e a plataforma (Ana Laura Prado/Site Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de junho de 2019 às 15h28.

São Paulo — O governo de São Paulo anunciou um contrato de R$ 342 milhões com o Consórcio Kobra para instalação de portas automáticas em 88 fachadas de 36 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, do Metrô.

As estações beneficiadas são: Ana Rosa, Anhangabaú, Armênia, Artur Alvim, Belém, Brás, Bresser-Mooca, Carandiru, Carrão, Conceição, Consolação, Guilhermina Esperança, Jardim S. Paulo, Liberdade, Luz, Marechal Deodoro,Paraíso, Parada Inglesa, Patriarca, Pedro II, Penha, Portuguesa-Tietê, Praça da Árvore, República, Santa Cecília, Santa Cruz, Santana, São Bento, São Joaquim, São Judas, Saúde, Sé, Tatuapé, Tiradentes, Vila Mariana e Vergueiro.

De acordo com o Metrô, os equipamentos de segurança permitirão a redução do número de interferências na via, melhorando a circulação dos trens e a segurança dos usuários.

 

No prazo de quatro anos e meio, a empresa selecionada por meio de licitação irá passar por todas as etapas de execução: desenvolvimento e aprovação dos projetos; fabricação e instalação das portas de plataforma; testes, comissionamento e operacionalização do sistema.

De acordo com o contrato, a empresa também implantará uma plataforma de monitoramento remoto do sistema dos equipamentos no Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô, além da disponibilização de simuladores nos pátios Jabaquara e Itaquera, que servirão como plataforma de reparos de manutenção e também para treinamentos técnicos e operacionais.

Como serão as portas do Metrô

As portas deverão ter 2,10 metros de altura, sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e as portas, transparência mínima de 70% nas áreas das fachadas, além de uma estrutura modular que permita a montagem por etapas, facilitando a logística de instalação e diminuindo as interferências na operação ao longo do processo.

Algumas estações já contam com o sistema de segurança: Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente (Linha 2-Verde); Vila Matilde (Linha 3-Vermelha); Adolfo Pinheiro (Linha 5-Lilás), além de todas das linhas 4-Amarela e 15-Prata.

Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloGovernoMetrô de São Paulo

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP