São Paulo: A chamada xepa existe para que todas as ampolas abertas sejam aproveitadas e nenhuma dose viável do imunizante seja desperdiçada (Governo de São Paulo/Flickr)
Agência Brasil
Publicado em 13 de agosto de 2021 às 13h13.
Última atualização em 16 de agosto de 2021 às 13h49.
Moradores de São Paulo, capital, que já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 há mais de 60 dias poderão se inscrever em uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, a partir de segunda-feira (16), para adiantar a aplicação da segunda dose.
No caso da Coronavac, o intervalo mínimo é de 15 dias. A vacinação com as doses remanescentes dependerá da disponibilidade ao fim de cada dia nas UBSs.
A medida foi tomada por conta da conclusão da aplicação da primeira dose do imunizante para adultos acima de 18 anos, com a Virada da Vacina Sampa, foram administradas 502 mil doses de vacina contra a covid-19 em 32 horas no fim de semana, o que levou a cidade a alcançar 98,5% da população acima de 18 anos imunizada com a primeira dose.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cada unidade de saúde deverá organizar uma lista de espera com os usuários de sua área de abrangência, que atendam aos critérios de intervalo entre as doses, com telefones para convocação do público interessado.
Pode se inscrever quem mora, estuda ou trabalha na região da unidade. É necessário apresentar comprovante de residência no município e documento de identificação com foto. As inscrições podem ser realizadas durante o horário de funcionamento das UBSs e o chamado é realizado por ordem de inscrição.
A chamada xepa existe para que todas as ampolas abertas sejam aproveitadas e nenhuma dose viável do imunizante seja desperdiçada, conforme orientação da SMS.