Brasil

SP vacina 361,8 mil contra paralisia infantil em 3 horas

Vacinação vai até as 17 horas e é focada em crianças com até seis anos de idade

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2011 às 15h24.

São Paulo - A campanha de vacinação contra a paralisia infantil imunizou 361,8 mil crianças em 3 horas em todo o Estado de São Paulo, segundo informou hoje a Secretaria da Saúde estadual. Os dados foram contabilizados entre as 8 horas, quando começou a campanha, e as 11 horas desta manhã. Também foram aplicadas 321,7 mil doses de vacina contra o sarampo no mesmo período.

O objetivo da campanha é proteger a população infantil contra as sarampo e paralisia infantil antes do período de férias. Crianças com até seis anos de idade devem ser vacinadas até 1º de julho.

Hoje, a vacinação vai até as 17 horas no Estado. Amanhã, a sala de vacina do Instituto Pasteur, localizada na Avenida Paulista, 393, permanecerá aberta das 8h às 20 horas, oferecendo doses das duas vacinas gratuitamente.

Crianças entre 0 e 1 ano de idade deve receber apenas a vacina contra a paralisia infantil. As entre 1 e 4 anos receberão doses contra o sarampo e paralisia infantil. E as entre 5 e 6 anos, somente a vacina contra o sarampo. Além disso, haverá atualização de eventuais doses em atraso na caderneta.

Por todo o Estado foram mobilizados cerca de 14 mil postos de saúde e 51 mil profissionais, em parceria com as prefeituras. O horário de funcionamento dos postos é das 8h às 17 horas. Na capital paulista, um posto volante da Secretaria, montado entre 10h e 14 horas no shopping West Plaza, zona oeste, contou também com a distribuição gratuita de máscaras, esculturas de balão e pintura de rosto para as crianças levadas ao local.

A meta para imunização contra paralisia infantil é atingir 2,67 milhões de crianças, equivalente a 95% das crianças com até 5 anos de idade. Contra o sarampo a vacinação também pretende chegar a 95% de adesão, o que representa 3,17 milhões de crianças.

São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas anualmente com as duas gotas da vacina Sabin.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEpidemiasPoliomielitequalidade-de-vidaSarampoSaúde

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas