Brasil

SP não priorizará vacinação de bancários e carteiros; critério segue idade

O Ministério da Saúde decidiu colocar as duas categorias como prioridade no Plano Nacional de Imunizações, mas destacou que estados e municípios têm autonomia

Vacinação contra o Covid-19 em São Paulo. (Eduardo Frazão/Exame)

Vacinação contra o Covid-19 em São Paulo. (Eduardo Frazão/Exame)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 9 de julho de 2021 às 11h24.

O governo do estado de São Paulo não vai incluir como prioritários os bancários e os funcionários dos Correios na vacinação contra a covid-19. Na última terça-feira, 6, o Ministério da Saúde decidiu colocar as duas categorias como prioridade no Plano Nacional de Imunizações, mas destacou que estados e municípios têm autonomia.

  • Está na hora de sair do emprego ou vale a pena continuar? Invista na sua carreira. Assine a EXAME.

A inclusão dos dois grupos impacta diretamente os calendários previstos pelas secretarias estaduais e municipais para a imunização de toda a população adulta, acima de 18 anos. Em todo o Brasil, os governos locais já estão vacinando por idade, de forma decrescente. Essa reorganização poderia atrasar o processo de imunização.

De acordo com uma nota enviada à EXAME, São Paulo vai continuar seguindo o critério de idade. A previsão é de imunizar toda a população adulta, com pelo menos a primeira dose, até o dia 15 de setembro.

“Os trabalhadores dos setores bancário e de correios também podem ser contemplados na campanha conforme cronograma de faixas etárias em andamento ou nas categorias de comorbidades já anunciados pelo Plano Estadual de Imunização (PEI)”, diz a nota.

De acordo com a Secretaria da Saúde, já foram aplicadas mais de 28 milhões de doses de vacina contra o coronavírus. Aproximadamente 7,1 milhões de pessoas receberam as duas doses, ou a dose única, e estão totalmente protegidas no estado.

 Cidade de SP antecipa calendário

A cidade de São Paulo anunciou as novas faixas etárias aptas a receber a vacina contra a covid-19. A partir desta sexta-feira, 9, é para quem tem 38 anos. No sábado há uma repescagem com as idades vacinadas durante a semana e segunda dose. Na segunda-feira, 12, é a vez de quem tem 37 anos.

Para se vacinar na cidade de São Paulo, é necessário levar um comprovante de residência e um documento pessoal, preferencialmente o CPF e o cartão do SUS. Preencher o cadastro no Vacina Já facilita e acelera o processo, mas não é pré-requisito.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiasao-paulovacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso