Brasil

SP lança licitação para ligar Cantareira ao Paraíba do Sul

O governo paulista lançou licitação para interligar o Sistema Cantareira com a bacia do rio Paraíba do Sul, que abastece o Rio de Janeiro


	Rio Paraíba do Sul: obra tem prazo 18 meses e orçamento de R$ 830 milhões
 (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Rio Paraíba do Sul: obra tem prazo 18 meses e orçamento de R$ 830 milhões (Tomaz Silva/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2015 às 16h00.

São Paulo - O governo do Estado de São Paulo lançou nesta sexta-feira licitação para interligar o Sistema Cantareira com a bacia do rio Paraíba do Sul, que já abastece o Rio de Janeiro. A obra tem prazo 18 meses e orçamento de 830 milhões de reais.

Segundo a companhia de água e saneamento do Estado de São Paulo, Sabesp, o empreendimento permitirá captação de água na represa Jaguari, na bacia do Paraíba do Sul, e a transferência para a represa Atibainha, do Cantareira.

A vazão média prevista é de 5.130 litros por segundo e o sistema permitirá a transferência de água no sentido contrário, da represa Atibainha para a Jaguari.

A Sabesp não pode informar de imediato o nível atual de armazenamento da represa Jaguari, mas segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o reservatório está com 1,79 por cento da capacidade ocupada.

Enquanto isso, outras represas do rio Paraíba do Sul, como Paraibuna e Santa Branca, estão com nível zero, segundo o ONS.

Procurado, o governo do Estado de São Paulo não comentou o assunto.

A licitação envolve uma adutora com 13,5 quilômetros de extensão e uma adutora em túnel com 6,5 quilômetros de extensão, informou a Sabesp. O sistema será composto ainda por uma estação elevatória (de bombeamento), subestação elétrica e outros equipamentos.

"A interligação é uma medida importante para enfrentar a pior seca da história do Sudeste. A intervenção está prevista no Plano da Macrometrópole, que lista as obras necessárias para garantir o abastecimento nas próximas décadas para a Grande São Paulo, Região Metropolitana de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba. Sua execução é essencial diante da crise hídrica", afirmou a Sabesp.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisServiçosSabespÁguaSaneamentoObras públicasEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Formação de ciclone na Argentina provoca alertas de chuvas em estados de três regiões do Brasil

Disputa de 2026 será por 10% do eleitorado desinteressado que busca pelo novo, diz CEO da AtlasIntel

Crise das bebidas com metanol: Procon fiscaliza mais de de mil bares de SP em uma noite

Lula viaja para Roma neste sábado e se encontrará com papa Leão XIV