EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.
São Paulo - Será aberta ao público no sábado a Estação Vila Prudente da Linha 2 - Verde da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Nos primeiros dias, a passagem não será cobrada, e a população poderá ir gratuitamente até a Estação Sacomã. Desse ponto em diante será cobrada a tarifa comum, de R$ 2,65.
Trata-se da 13ª parada do ramal, que ainda deverá contar, nas próximas semanas, com a Estação Tamanduateí. O funcionamento na Vila Prudente será em operação assistida, entre as 10 horas e 15 horas. O período reduzido serve para que sejam feitos ajustes em trens, plataformas e portas de plataforma - a estrutura de vidro que protege os usuários no embarque e desembarque. Inicialmente, os trens passarão direto pela Estação Tamanduateí.
A estimativa é a de que 66 mil pessoas utilizem o novo terminal quando o horário de operação for integral. Essa quantidade somada ao que entrará na rede com a inauguração da Tamanduateí - que fará a conexão com a Linha 10 - Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) - deverá carregar ainda mais a Linha 2, que começou a funcionar em 1991, com quatro estações no trecho Paraíso-Consolação.
Antes considerado o ramal mais confortável, ele já sofre com a superlotação e chega a transportar quase 500 mil passageiros por dia. Procurado, o Metrô informou que o ramal foi projetado para atender a demanda e "o ingresso de novos passageiros não vai sobrecarregar a linha". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Leia mais notícias sobre infraestrutura
Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter