Brasil

SP encaminha pedido para usar 2ª cota do volume morto

O envio do documento à agência federal foi feito em caráter preventivo

Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira na represa de Jaguari, em Joanópolis (Paulo Whitaker/Reuters)

Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira na represa de Jaguari, em Joanópolis (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2014 às 14h27.

São Paulo - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que vai encaminhar nesta sexta-feira, 10, uma solicitação de outorga à Agencia Nacional de Águas (ANA) pedindo o direito ao uso da segunda parte do volume morto no Sistema Cantareira.

O envio do documento à agência federal foi feito em caráter preventivo para evitar entraves burocráticos caso a segunda parte do volume morto tenha que ser usada antes.

O manancial atingiu nesta sexta-feira o índice de 5,1% de sua capacidade, já totalmente constituída pela primeira parte das reservas profundas do Cantareira desde maio.

Alckmin afirmou que a segunda parcela do volume morto vai começar a ser bombeada para o reservatório quando houver necessidade. "As obras já estão praticamente prontas. Se houver necessidade, esses 5% viram 16% no dia seguinte. Vai ser encaminhado à ANA pedindo a liberação ainda hoje", disse Alckmin, ao anunciar um reforço do efetivo da Polícia Militar no Morumbi, na zona sul da capital da paulista, após os recentes arrastões na região.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaEstado de São PauloGeraldo AlckminGovernadoresOposição políticaPartidos políticosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSDB

Mais de Brasil

PF realiza nova operação para apurar suposta venda de decisões judiciais

O que é Estado de Sítio, que Bolsonaro admite ter avaliado em 2022

Governo inicia roadshow para leilão de aeroportos regionais; veja terminais que serão concedidos

Lula sanciona projeto que cria novas regras para emendas; entenda os principais pontos