Brasil

SP é polo de exportação de mão de obra para interior

Estudo divulgado hoje pelo Ipea sobre fluxos migratórios, mostra que São Paulo tornou-se polo de exportação de mão de obra especializada


	 Marcelo Neri: estudo elaborado pelo presidente do Ipea mostra que São Paulo tem enviado para outras cidades do estado pessoas com curso superior
 (Antonio Cruz/ABr)

 Marcelo Neri: estudo elaborado pelo presidente do Ipea mostra que São Paulo tem enviado para outras cidades do estado pessoas com curso superior (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2013 às 11h10.

Rio de Janeiro - Estudo divulgado hoje (2) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sobre fluxos migratórios, mostra que a capital São Paulo tornou-se polo de exportação de mão de obra especializada, entre 2005 e 2010.

O dado faz parte da pesquisa Cidades em Movimento: Desafios e Políticas Públicas.

Elaborado pelo presidente do Ipea, Marcelo Neri, o estudo mostra que São Paulo tem enviado para outras cidades do estado pessoas com curso superior. Segundo o levantamento, 122 mil pessoas saíram da cidade nos anos analisados – 31 mil pessoas a mais do que as que chegaram.

"São Paulo tornou-se uma cidade mais de fluxo para fora do que para dentro", explicou Marcelo Neri, durante apresentação da pesquisa, no Rio.

Por outro lado, Brasília, a capital federal, tem cada vez mais atraído pessoas com alta escolaridade no país. A cidade também se destaca entre aquelas que mais atraem imigrante de todas as faixas de escolaridade.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileiraseconomia-brasileiraEmpregosIpeaMão de obraMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso