Brasil

SP disponibiliza pré-cadastro de vacinação pelo WhatsApp; veja como fazer

O serviço também oferece informações oficiais sobre o programa de imunização, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Plano São Paulo e tira-dúvidas sobre o coronavírus

WhatsApp: a empresa afirma já ter criado mais de 100 outros chatbots para funcionar junto de organizações de saúde e autoridades oficiais em mais de 45 países (Omar Marques/SOPA Images/LightRocket via Getty Images/Getty Images)

WhatsApp: a empresa afirma já ter criado mais de 100 outros chatbots para funcionar junto de organizações de saúde e autoridades oficiais em mais de 45 países (Omar Marques/SOPA Images/LightRocket via Getty Images/Getty Images)

AM

André Martins

Publicado em 9 de abril de 2021 às 14h34.

Última atualização em 9 de abril de 2021 às 14h49.

O governo de São Paulo, em parceira com o WhatsApp, disponibilizou a possibilidade do pré-cadastro para vacinação contra a covid-19 ser realizado por meio do aplicativo de mensagens. 

O pré-cadastro não é obrigatório e não funciona como agendamento, mas permite uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar, segundo o governo estadual, além de contribuir para evitar filas nos postos de vacinação.

O serviço também oferece informações oficiais sobre o programa de imunização estadual, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Plano São Paulo e tira-dúvidas sobre o coronavírus.

Inédita no Brasil, a iniciativa fará a integração entre o site Vacina Já e o canal oficial do Governo de São Paulo no aplicativo de mensagens. Até esta quinta, 8, cerca de 5,6 milhões de pessoas já efetuaram o pré-cadastro, de acordo com o governo de São Paulo.

A parceria faz parte das iniciativas do WhatsApp no combate ao coronavírus após a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarar emergência mundial de saúde pública em 2020.

“O uso do WhatsApp como canal de comunicação para o pré-cadastro da vacinação reforça o compromisso da empresa em conectar, de forma simples e rápida, seus usuários com fontes confiáveis e acessíveis de informação no combate à pandemia. A interface amigável e já conhecida do aplicativo trará mais fluidez para a aplicação das vacinas. Seguimos trabalhando para oferecer mais serviços e utilidade ao cidadão pelo canal do Estado de São Paulo no WhatsApp”, afirmou Dario Durigan, Head de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil.

A empresa afirma já ter criado mais de 100 outros chatbots para funcionar junto de organizações de saúde e autoridades oficiais em mais de 45 países.

Como fazer o pré-cadastro pelo WhatsApp

O número oficial utilizado pelo Governo do Estado de São Paulo dentro do WhatsApp é +55 (11) 95220-2923. Você pode clicar aqui para iniciar a conversa.

Vacinação

Segundo o balanço divulgado ontem, 8, pelo consórcio de imprensa, o governo de São Paulo já aplicou 7.264.706 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Ao todo, 5.291.568 pessoas receberam apenas a primeira dose, 11,43% da população do estado e 1.973.138 receberam ambas as doses necessárias, cerca 4,26% da população de São Paulo. 

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEstado de São PauloPandemiasao-paulovacina contra coronavírusWhatsApp

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso