Brasil

Socorro aos estados; Phelps: 2 ouros…

Socorro sem contrapartida A Câmara aprovou, por 282 votos a 140, a renegociação da dívida dos estados com a União. Com autorização do presidente interino Michel Temer, o relator do projeto, o deputado Esperidião Amin (PP-SC) retirou do texto mais uma contrapartida – a que proibia o reajuste salarial dos servidores. Ficou mantido apenas o […]

PHELPS: o nadador americano comemora com a família a conquista de mais um ouro no Rio de Janeiro  / Fabrizio Bensch/ Reuters

PHELPS: o nadador americano comemora com a família a conquista de mais um ouro no Rio de Janeiro / Fabrizio Bensch/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 10 de agosto de 2016 às 07h09.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h19.

Socorro sem contrapartida

A Câmara aprovou, por 282 votos a 140, a renegociação da dívida dos estados com a União. Com autorização do presidente interino Michel Temer, o relator do projeto, o deputado Esperidião Amin (PP-SC) retirou do texto mais uma contrapartida – a que proibia o reajuste salarial dos servidores. Ficou mantido apenas o limite de gastos, por dois anos, seguindo o índice de inflação do ano anterior. Os estados terão 20 anos a mais para pagar suas dívidas a partir do ano que vem.

Russomano absolvido

O deputado federal Celso Russomano foi absolvido nesta terça-feira pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal no caso de peculato do qual era acusado. Russomano é pré-candidato e lidera as pesquisas para a prefeitura de São Paulo e, se fosse condenado, não poderia disputar a eleição. Ele era acusado de usar dinheiro da Câmara para pagar o salário de uma funcionária de sua produtora, que fazia os vídeos de seus programas de TV.

Cunha? Só depois de Dilma

Os deputados da antiga oposição — PSDB, DEM e PSB — passaram a defender abertamente a posição que já havia sido colocada pelos partidos do chamado centrão, de dar prosseguimento ao processo de cassação de Eduardo Cunha somente após o afastamento definitivo de Dilma Rousseff. Discretamente, era isso que o governo de Michel Temer defendia, já que tem medo de que, sem o cargo, Cunha retaliasse o presidente e outros ministros.

Mais denúncias na Lava-Jato

Procuradores da Lava-Jato denunciaram 15 pessoas por propinas de 20 milhões de reais na obra do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro. Os denunciados são executivos da Petrobras e das construtoras OAS, Carioca Engenharia, Schahin, Construbase e Construcap e são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro. O valor da obra, que teve um aditivo assinado em 2008, passou de 850 milhões de reais para 1 bilhão.

Phelps segue vencendo

O nadador americano Michael Phelps voltou a fazer história nos Jogos Olímpicos e conquistou duas medalhas de ouro na noite desta terça-feira – agora, ele tem 21 medalhas de ouro nos Jogos e 25 no total. As vitórias vieram nas provas dos 200 metros borboleta e do revezamento 4×200. No sábado, Phelps já havia ajudado a equipe americana a vencer o revezamento 4×100.

Derrotas e vitórias

O tenista brasileiro Thomaz Bellucci venceu o uruguaio Pablo Cuevas e continua na disputa pela medalha. Mas a dupla Marcelo Melo e Bruno Soares, favorita ao ouro, foi derrotada por 2 a 1 para os romenos Florin Mergea e Horia Tecau. A dupla brasileira de vôlei de praia Pedro Solberg e Evandro sofreu nova derrota na manhã desta terça-feira, dessa vez contra os canadenses, Chaim Schalk e Ben Saxton, que vencerem por 2 sets a 1. A dupla feminina de vôlei de praia brasileiro, Larissa e Talita, venceu com facilidade as americanas Lauren Fendrick e Brooke Sweat, por 2 sets a 0. Foi a segunda vitória da dupla. Nas quadras, a seleção masculina de vôlei venceu o Canadá por 3 a 0.

Basquete vence

A seleção brasileira de basquete masculino derrotou a Espanha na tarde desta quinta-feira por 65 a 64, com uma virada faltando 5 segundos para o fim da partida. A seleção brasileira havia perdido o primeiro jogo contra a Lituânia por 82 a 76. Restam ainda três jogos, sendo o próximo contra a Croácia na quinta-feira 11. Ontem, em clima de Copa do Mundo, os croatas perderam para a Argentina, que agora lidera a chave ao lado da Lituânia, ambas com duas vitórias em duas partidas.

EUA confirmam na ginástica

Na ginástica feminina por equipe, a disputa era pelo segundo lugar. O time americano tem cinco das oito melhores ginastas do mundo. O segundo lugar ficou com as russas, ultrapassando as chinesas, que haviam se classificado para as finais com a segunda posição, terminando na terceira. As americanas foram para a final com uma liderança de 10 pontos contra as chinesas, num esporte conhecido por ser resolvido nas casas decimais. As brasileiras também foram para a final e terminaram na 8a colocação.

Facebook sem P&G

A fabricante de cosméticos Procter & Gamble anunciou que vai diminuir os investimentos em anúncios direcionados no Facebook – aqueles em que se delimita um grupo com características específicas para visualizar a propaganda. Segundo o chefe de marketing da empresa, Marc Pritchard, os resultados não vinham sendo satisfatórios. A P&G não vai deixar de gastar totalmente com propaganda no Facebook, apenas passará a focar em grupos mais abrangentes. A decisão é um motivo de preocupação para o Facebook, cuja capacidade de alcançar públicos específicos de acordo com o interesse das marcas sempre foi vendida como seu grande trunfo e é responsável por 17,08 bilhões de dólares ganhos com venda de anúncios em 2015.

Putin e Erdogan amigos

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan visitou nesta terça-feira o colega russo Vladimir Putin em São Petersburgo – em sua primeira viagem internacional desde a tentativa de golpe na Turquia em 15 de julho. O encontro marca o retorno das relações entre os dois países, que se desentenderam no fim do ano passado após um caça russo ser derrubado por forças turcas. Para Erdogan, a Turquia entra agora em “um período bastante diferente” em suas relações com Moscou. Em comum, os dois países carregam uma grande insatisfação com o Ocidente: a Rússia pela contrariedade ocidental à anexação da Crimeia em 2014 e a Turquia pelas críticas sofridas após a prisão de 16.000 pessoas acusadas de conspirar para o levante militar do último mês.

Consenso na Espanha?

Após duas eleições parlamentaristas e quase sete meses sem chegar a um acordo partidário, os espanhóis podem estar perto de finalmente definirem um novo governo. Quarto colocado nas últimas eleições, o jovem partido de centro-direita Ciudadanos anunciou seis condições necessárias para que a legenda apoie mais um mandato do atual primeiro-ministro Mariano Rajoy, do conservador PP. Uma delas é a criação de uma comissão para investigar uma espécie de caixa 2, que o PP é acusado de usar ilegalmente. Somando as 32 cadeiras do Ciudadanos às 137 do PP – vencedor das últimas eleições, em junho -, Rajoy ficaria a sete parlamentares de obter a maioria no Legislativo.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Bolsonaro confirma ao STF que deseja receber visitas de Tarcísio durante prisão domiciliar

Oposição anuncia fim da obstrução no Senado após dois dias de ocupação

Análise: pressionado pela oposição, pelos governistas e pelo Centrão, Motta vive um dilema

Anistia, Foro e Motta sob pressão: o que está acontecendo no Congresso?