Brasil

Sobreviventes do acidente têm melhora no quadro clínico

Zagueiro Neto e jornalista Rafael Henzel apresentaram melhora no quadro clínico, segundo o médico

Acidente: zagueiro e jornalista tiveram traumas devido ao impacto na queda do avião (Polícia de Antioquia/Twitter/Reprodução)

Acidente: zagueiro e jornalista tiveram traumas devido ao impacto na queda do avião (Polícia de Antioquia/Twitter/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de novembro de 2016 às 12h00.

Última atualização em 30 de novembro de 2016 às 12h29.

Medellín - Sobreviventes do acidente aéreo envolvendo o avião que transportava o time da Chapecoense para a Colômbia, o zagueiro Neto e o jornalista Rafael Henzel apresentaram melhora no quadro clínico nesta quarta-feira.

Ambos estão internados na Clínica San Juan de Dios na cidade de La Ceja, no departamento de Antioquia.

O médico Juan Antonio Rodríguez, responsável pelo acompanhamento dos brasileiros, disse que ambos tiveram recuperação importante nas últimas 12 horas e que Neto já tenta abrir os olhos.

"No caso do jogador, a condição circulatória e neurológica está respondendo de maneira adequada. Ele ainda vai passar por mais cirurgia, pois tem lesões nas extremidades inferiores, feridas abertas. Mas o importante é que a parte neuro-vascular está muito boa. Vamos esperar mais 48 horas, que é um processo de melhoria do índice de oxigenação pulmonar", explicou o médico em entrevista à TV Globo.

Tanto o jornalista como o jogador tiveram traumas em virtude do impacto. Por isso, permanecerão entubados pelas próximas 48 horas, no mínimo. Neto foi o último a ser resgatado com vida. O atleta teve traumatismo craniano e diversas fraturas expostas.

Dentre as vítimas resgatadas com vida, o caso mais grave é o do goleiro Jackson Follmann. O atleta de 24 anos teve a perna direita amputada por conta dos ferimentos e ainda está sujeito a realizar o mesmo procedimento na esquerda.

Os outros três sobreviventes, a comissária de bordo Ximena Suárez, o técnico da aeronave Erwin Tumiri e o lateral-esquerdo Alan Ruschel estão na Clínica Somer, na cidade de Rionegro, e não correm risco de morte. O atleta brasileiro ainda está sob cuidados intensivos.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoChapecoenseColômbia

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar