Brasil

Sobe para 41 o número de presos por provocar incêndios no estado de São Paulo

Entre agosto e setembro, focos de queimadas se alastraram pelo interior, prejudicando a qualidade do ar nos municípios

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 3 de outubro de 2024 às 07h34.

Tudo sobreEstado de São Paulo
Saiba mais

O número de pessoas detidas por provocar incêndios no estado de São Paulo subiu para 41, das quais 17 continuam detidas, disse à Agência EFE a secretária estadual do Meio Ambiente, Natália Resende, durante o segundo Fórum Latino-Americano de Economia Verde.

São Paulo enfrenta uma seca severa que alimentou centenas de incêndios, alguns deles criminosos. Em setembro, foram registrados 2.522 incêndios no estado, o maior número para o mês desde 1998.

Atualmente, o foco principal está na cidade de Luiz Antônio, no interior, onde fica a Estação Ecológica de Jataí.

Segundo a secretária, os focos são combatidos em três frentes para evitar que se alastrem para o parque Vassununga em meio a condições climáticas desfavoráveis, pois não tem chovido na região, e há ventos fortes com altas temperaturas e baixa umidade.

Natália participou do II Fórum Latino-Americano de Economia Verde, organizado pela Agência EFE, no painel “Desafios do financiamento para a transição ecológica: PPPs e redução de riscos”, junto com o especialista em parcerias público-privadas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Eduardo Pacheco.

Ambos concordaram com a importância de estabelecer alianças estratégicas para trabalhar em todos os setores de sustentabilidade, e Natália enfatizou que isso deve acontecer “independentemente do governo”, mesmo entre municípios de diferentes partidos políticos.

“Precisamos, inclusive, olhar para as rodovias de forma sustentável e definir como melhorar nossa matriz logística”, enfatizou.

O fórum foi patrocinado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e pela empresa Norte Energia, operadora da hidrelétrica de Belo Monte, e contou com o apoio da Vivo e da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:IncêndiosEstado de São PauloSão Paulo capital

Mais de Brasil

Gilmar Mendes retira discussão sobre mineração em terras indígenas de conciliação do marco temporal

Governo quer aumentar pena máxima de 4 para 6 anos de prisão a quem recebe ou vende celular roubado

Alexandre de Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro sobre fraude em cartão de vacina

PEC da Segurança será enviada ao Congresso nas próximas semanas, diz Sarrubbo