Brasil

Sobe para 27 mil o número de desalojados no Paraná

No total foram atingidos 26 municípios com 198 pessoas desalojadas e 61 desabrigadas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 14h57.

Curitiba - Subiu para 27 mil, o número de pessoas desalojadas pelas chuvas e granizo e vendavais no Paraná, segundo o balanço mais recente da Defesa Civil, divulgado na manhã desta segunda-feira, 23. No total foram atingidos 26 municípios com 198 pessoas desalojadas e 61 desabrigadas. Não há registro de mortos ou feridos. No final de domingo (22), a Defesa Civil havia contabilizado 26,2 mil pessoas.

Os municípios mais atingidos foram Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Corbélia, Marquinho, Prudentópolis e Salto do Lontra. Em Corbélia e em Prudentópolis, locais onde foram registrados os maiores prejuízos, o governo do estado deve decretar estado de emergência. Até o momento o governo estadual entregou 300 bobinas de lona para essas localidades.

"As prefeituras, com os apoios dos coordenadores regionais da Defesa Civil, estão concentradas para registrar as ocorrências e nos encaminhar; assim, conseguimos identificar as necessidades reais de cada município e ver se atingem os critérios determinados pelo governo federal para que se possa decretar situação de emergência", disse o chefe da Divisão de Defesa Civil, tenente coronel Edemilson Barros.

Com o decreto, a prefeitura passará a contratar serviços emergenciais com menos trâmites burocráticos e terá facilidade no acesso a recursos para a recuperação da cidade e ao repasse de telhas, cobertores, colchões, colchonetes. As famílias mais necessitadas têm prioridade no atendimento.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisParaná

Mais de Brasil

Quem são os 'kids pretos', alvos de operação da PF que apura plano para matar Lula em 2022

Após recuperar dados apagados de aparelhos, PF ouve Mauro Cid novamente nesta terça-feira

PF prende cinco suspeitos de planejar golpe para impedir posse de Lula

CCJ da Câmara aprova projeto que dá porte de arma a agentes de trânsito e os equipara a policiais