Brasil

Alckmin manda secretário receber prêmio por gestão hídrica

Manifestantes levaram cartazes com a mensagem "Procura-se o ganhador do prêmio torneira seca"; estado de São Paulo enfrenta pior crise hídrica da história


	Torneira Seca: manifestantes protestam contra indicação de governador de São Paulo para prêmio
 (Luis Macedo/Acervo/Câmara dos Deputados)

Torneira Seca: manifestantes protestam contra indicação de governador de São Paulo para prêmio (Luis Macedo/Acervo/Câmara dos Deputados)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 14 de outubro de 2015 às 10h56.

São Paulo – O governador de São Paulo Geraldo Alckmin não compareceu à cerimônia de entrega do prêmio oferecido pela Câmara dos Deputados pela gestão dos recursos hídricos do estado. Em seu lugar, foi escalado o secretário de Recursos Hídricos, Benedito Fraga – que foi recebido com vaias. 

Alguns manifestantes subiram ao palco, com cartazes escrito “Procura-se ganhador do prêmio torneira seca” e a imagem de Alckmin.
O secretário, em discurso, disse receber o prêmio em nome dos paulistas que “souberam entender os esforços” do governo. “É justa essa homenagem a Geraldo Alckmin”, disse Fraga. 

Benedito Braga: escalado para receber prêmio por gestão de recursos hídricos  

Torneiras Secas

A indicação de Alckmin para o prêmio recebeu uma série de críticas, já que o estado enfrenta a pior crise hídrica da história. Em várias cidades da Grande São Paulo, a população que vive em pontos mais altos já convive há tempos com as torneiras secas.

Um estudo escrito por um trio de pesquisadores brasileiros da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), divulgado no mês passado, constatou que foi o mau gerenciamento que levou o sistema Cantareira a uma "transição catastrófica", fazendo com o que o reservatório passasse rapidamente de condições normais para um "estado de ineficiência".

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no Brasilcidades-brasileirasMetrópoles globaisÁguaSão Paulo capitalGovernadoresGeraldo Alckmin

Mais de Brasil

Metrô do Rio inicia instalação de biometria facial contra fraudes

Dino exige aos Três Poderes campanha sobre transparência de emendas

CNH sem autoescola: quando a medida deve entrar em vigor?

'Taxa das blusinhas': número de consumidores que deixaram de fazer compras salta 192%