Brasil

Sisutec vai abrir 291 mil vagas em cursos do Pronatec

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no endereço eletrônico https://sisutec.mec.gov.br e se encerram no dia 21 de março


	Alunos em curso técnico de mecânica: em relação à edição anterior do Sisutec, houve um avanço de 21,5% na quantidade de vagas ofertadas
 (Germano Lüders/Site Exame)

Alunos em curso técnico de mecânica: em relação à edição anterior do Sisutec, houve um avanço de 21,5% na quantidade de vagas ofertadas (Germano Lüders/Site Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 18h16.

Brasília - A partir da próxima segunda-feira, 17, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação vai ofertar 291.338 vagas em cursos técnicos do Pronatec para candidatos que já tenham concluído o ensino médio.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no endereço eletrônico https://sisutec.mec.gov.br e se encerram no dia 21 de março. Não é cobrada taxa de inscrição ou matrícula.

Os cursos deverão ser feitos por alunos que já cursaram o ensino médio em rede pública de ensino ou em instituições privadas na condição de bolsista integral - o aluno também deverá ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As vagas ofertadas pelo Sisutec dizem respeito a cursos oferecidos por instituições federais de educação profissional e tecnológica, escolas técnicas vinculadas a universidades federais, escolas técnicas estaduais e municipais, serviços nacionais de aprendizagem, instituições de ensino superior privadas e escolas técnicas de nível médio privadas.

O objetivo do Pronatec é qualificar mão de obra para o mercado de trabalho. Em relação à edição anterior do Sisutec, houve um avanço de 21,5% na quantidade de vagas ofertadas.

"Há uma preocupação muito grande que a oferta do Pronatec seja uma oferta de qualidade. Esse crescimento é consistente, o Pronatec é um programa que vem se consolidando, conseguimos atingir um número significativo de matrículas, especialmente nos cursos técnicos", comentou o ministro da Educação, Henrique Paim.

A região Sudeste concentra o maior número de vagas do Sisutec (162.339, ou 55,72% do total), seguida pelas regiões Nordeste (42.086), Sul (40.456), Centro-Oeste (33.897) e Norte (12.470). Só no estado de São Paulo, serão ofertadas 86.395 vagas. Do total de vagas ofertadas pelo Sisutec, 246.228 são de responsabilidade de instituições privadas (84,5% do total).

Entre os eixos tecnológicos do Sisutec estão ambiente e saúde, informação e comunicação, gestão e negócios, processos industriais, segurança, turismo e infraestrutura. De acordo com Paim, o orçamento do MEC para as ações do Pronatec neste ano é da ordem de R$ 3 bilhões.

O Pronatec já alcançou ao todo mais de 6 milhões de matrículas - 1,7 milhão em cursos técnicos e 4,3 milhões em cursos de formação inicial e continuada.

O objetivo do governo Dilma Rousseff é chegar a 8 milhões de matrículas até o final deste ano. De acordo com o ministro da Educação, a presidente Dilma manterá a agenda de viagens Brasil afora para entregar diplomas para alunos formandos do programa.

Cronograma

O MEC deverá divulgar o resultado da primeira chamada do Sisutec no dia 25 de março. A matrícula deverá ser feita entre os dias 26 e 28 de março, com o resultado da segunda chamada sendo divulgado no dia 1º de abril. As vagas remanescentes, por sua vez, ficarão disponibilizadas a interessados de 7 a 13 de abril - nesses casos, não será exigida a participação no Enem 2013.

Acompanhe tudo sobre:Cursos técnicosMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso