Brasil

Sistema para novos contratos do Fies será aberto no dia 23

No fim do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, o MEC publicou, em 29 de dezembro, uma portaria que dificulta o acesso ao Fies


	Vestobular: MEC defende que mudanças fazem parte de aprimoramentos que ocorrem no Fies desde implementação
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Vestobular: MEC defende que mudanças fazem parte de aprimoramentos que ocorrem no Fies desde implementação (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2015 às 18h14.

Brasília - Em guerra com o setor privado desde que foram anunciadas mudanças no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Ministério da Educação (MEC) comunicou nesta quinta-feira que será aberto no dia 23 deste mês o sistema para novos contratos do programa, voltado para o financiamento da cursos no ensino superior de alunos de instituições privadas.

O Sistema Informatizado do Fies (SisFies) permanecerá aberto até o dia 30 de abril.

No fim do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, o MEC publicou, em 29 de dezembro, uma portaria que dificulta o acesso ao Fies.

A partir de 30 de março deste mês, será exigida uma pontuação mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter acesso ao financiamento.

A portaria do MEC também proíbe que o aluno receba simultaneamente recursos do Fies e bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni), que concede bolsas integrais e parciais para instituições privadas de ensino superior.

A exceção ocorrerá quando se tratar de bolsa parcial e ambos os recursos se destinarem ao mesmo curso da mesma instituição.

O sistema informatizado do Fies estava fechado desde que foram anunciadas as mudanças. No final de janeiro, o SisFies passou a permitir a renovação de contratos, mas ainda não permitia a inscrição de novos estudantes.

Nesta quinta-feira, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), protocolou um requerimento para que o MEC explique os motivos do não cadastro de novos estudantes no sistema.

Segundo a assessoria do MEC, os alunos que buscarem contratos do Fies até o dia 29 de março não precisarão se adaptar às novas exigências. Já as solicitações feitas a partir do dia 30 de março terão de se adaptar ao previsto na portaria de dezembro.

O MEC defende que as mudanças fazem parte dos aprimoramentos que ocorrem no Fies desde a sua implementação e "tem por objetivo deixar claros para os estudantes os procedimentos e critérios para a obtenção do financiamento".

A dificuldade do acesso ao crédito educativo, no entanto, evidencia o aperto de contas do governo, que tem adotado uma série de medidas impopulares para fazer o ajuste fiscal.

Acompanhe tudo sobre:CursosEnsino superiorFiesMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP