Brasil

Silvio Mendes tem 46% e Fábio Novo, 37%, em Teresina, aponta pesquisa Quaest

O atual prefeito de Teresina e candidato à reeleição, Dr. Pessoa (PRD), aparece em terceiro na pesquisa, com 5% das intenções de voto

Silvio Mendes (União Brasil) e Fábio Novo (PT) também lideram na pesquisa espontânea, de acordo com a Quaest (Foto: Mauricio Pokemon/MTur)

Silvio Mendes (União Brasil) e Fábio Novo (PT) também lideram na pesquisa espontânea, de acordo com a Quaest (Foto: Mauricio Pokemon/MTur)

Publicado em 27 de agosto de 2024 às 11h05.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

O ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil) lidera a disputa pela prefeitura de Teresina, de acordo com pesquisa Quaest contratada pela TV Clube, afiliada da TV Globo, e divulgada na noite desta segunda-feira, 26. O candidato tem 46% das intenções de voto e tem no mínimo uma vantagem de três pontos percentuais sobre o segundo colocado, o deputado estadual Fábio Novo (PT), que soma 37%. 

Em terceiro lugar está o atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), que registra 5% das intenções de voto. Pela margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato à reeleição está tecnicamente empatado com o Professor Tonny (NOVO), que marca 1%. Os demais candidatos não somaram.

Intenções de voto em Teresina:

  • Silvio Mendes (União): 46%
  • Fabio Novo (PT): 37%
  • Dr. Pessoa (PRD): 5%
  • Professor Tonny (NOVO): 1%
  • Francinaldo Leão (PSOL): 0%
  • Geraldo Carvalho (PSTU): 0%
  • Lourdes Melo (PCO): 0%
  • Santiago Belizario (UP): 0%
  • Telsírio Alencar (Mobiliza): 0%
  • Indecisos: 7%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 4%

Espontânea

Silvio Mendes também lidera na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados. O candidato do União é citado por 25%, seguido por Fábio Novo com 19% e Dr. Pessoa com 2%. Os demais não pontuaram na pesquisa, que somou ainda 52% de indecisos e 2% de votos branco, nulos ou que não vão votar, segundo o instituto.

O líder na pesquisa é aliado do senador Ciro Nogueira (PP-AL), ex-ministro da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro (PL). Silvio Mendes, contudo, rechaça qualquer ligação com o  bolsonarismo que, na figura do PL está na coligação do atual prefeito de Teresina. Já Fábio Novo conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador petista Rafael Fonteles.

A pesquisa Quaest foi registrada no TSE como PI-04186/2024 e realizou 704 entrevistas presenciais entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024Pesquisas eleitoraisTeresina

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP