Brasil

Sidônio toma posse como ministro da Secretaria de Comunicação de Lula

Publicitário entra no lugar de Paulo Pimenta para aproximar governo da população

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 14 de janeiro de 2025 às 11h40.

Última atualização em 14 de janeiro de 2025 às 12h02.

O publicitário Sidônio Palmeira toma posse, nesta terça-feira, como ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Ele entra no lugar de Paulo Pimenta, demitido após uma série de críticas do presidente às estratégias de comunicação do Planalto.

Sidônio defende um "segundo tempo do governo”, com um diálogo mais direto com a população, por meio das redes sociais, e informações “chegando na ponta”.

A troca entre ministros foi fechada na semana passada, quando Sidônio e Paulo Pimenta concederam entrevista coletiva confirmando a mudança. Apesar de assumir o comando da comunicação oficialmente apenas hoje, o publicitário já vem realizando modificações na pasta, colocando, por exemplo, pessoas da sua confiança em cargos-chave.

Lula se reúne com Sidônio em meio à onda de fake news sobre Pix

"É importante que a gestão não seja analógica e se comunique com as pessoas. Na área de saúde, é importante que as pessoas saibam onde se vacinar. Isso é uma forma de comunicação que muitas vezes não sai da Secom, sai de um aplicativo", disse Sidônio ao lado de Pimenta, após anúncio da troca no Palácio do Planalto.

Desde o anúncio da isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, em novembro de 2024, Sidônio vem sendo uma presença mais frequente na gestão, ainda que não tenha cargo formal. Ele participou da montagem de uma peça publicitária sobre a mudança.

A expectativa no governo é que Sidônio possa dar mais destaque a programas que podem ser a cara do novo governo Lula, como o Pé-de-Meia na Educação. O objetivo é preparar a imagem do presidente para uma possível disputa à reeleição em 2026.

Sidônio assume a Secom com a missão de pavimentar o caminho para reeleição de Lula em 2026

Lula ainda não bateu martelo sobre futuro de Pimenta. Estão na mesa as possibilidades do ministro virar líder do governo na Câmara, cargo hoje ocupado pelo deputado José Guimarães (PT-CE), ou a assumir a Secretaria-Geral da Presidência, atualmente comandada por Márcio Macêdo. Questionado, o ministro disse que não sabe qual será sua nova função.

O publicitário só mexeu, até o momento, em nomes ligados a Pimenta. Ele confirmou três profissionais de seu círculo mais próximo: Tiago César será secretário executivo no lugar de Ricardo Zamora; Samantha Marchiori assumirá a chefia de gabinete, posto até então de Lucas Monteiro Costa Dias; e Paulo Brito ficará com a vaga de Fabrício Lazzarini Carbonel na Secretaria de Publicidade e Propaganda. Os três novos contratados atuavam na agência de Sidônio em Salvador e trabalharam com ele na campanha vitoriosa de Lula em 2022.

Sidônio tem buscado nomes, por exemplo, da equipe do prefeito do Recife, João Campos (PSB), de Recife, para trabalhar no Planalto. A comunicação de Campos é considerada uma referência pelo entorno do publicitário.

Quem é Sidônio Palmeira

O novo ministro é formado em engenharia, é baiano e começou a carreira na área em Salvador, ao cuidar da campanha da então deputada Lídice da Mata em 1992. No PT, ele iniciou sua participação ao comandar as campanhas vitoriosas na Bahia de Jaques Wagner e Rui Costa, em 2006 e 2010, e do sucessor Rui Costa, em 2014 e 2018.

Ele se aproximou de Lula na campanha de 2022, quando foi marqueteiro e tinha contato diário com o petista. Pessoas que acompanharam o trabalho na época relatam que os dois tinham sinergia.

Acompanhe tudo sobre:ComunicaçãoGoverno LulaLuiz Inácio Lula da SilvaBrasília

Mais de Brasil

Vai ser uma carnificina, a cidade não está preparada, diz Nunes sobre serviços de moto da 99 em SP

Moraes envia à PGR pedido de manifestação sobre ida de Bolsonaro à posse de Trump

Morre aos 82 anos Benedito de Lira, pai de Arthur Lira e prefeito de Barra de São Miguel

Com base em lei federal, 99 lança serviço de moto em SP