Brasil

"Sexta sem carro" fecha ruas do Centro Histórico de São Paulo

Somente ônibus, táxis, veículos escolares e bicicletas poderão circular na região

São Paulo: iniciativa busca incentivar o debate sobre o uso de veículos na cidade e estimular o uso do transporte coletivo e as pequenas viagens a pé ou de bicicleta (PriscilaZambotto/Thinkstock)

São Paulo: iniciativa busca incentivar o debate sobre o uso de veículos na cidade e estimular o uso do transporte coletivo e as pequenas viagens a pé ou de bicicleta (PriscilaZambotto/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de janeiro de 2018 às 08h15.

São Paulo - A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que fecha, das 6h às 18h, nesta sexta-feira, 12, algumas vias do Centro Histórico de São Paulo para carros e motos particulares.

Somente ônibus, táxis, veículos escolares e bicicletas poderão circular em toda a extensão da Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá e em trecho da Rua Florêncio de Abreu (entre a Ladeira da Constituição e a Rua Boa Vista).

A ação integra o programa "Sexta sem Carro" da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT). Em janeiro, a operação ocorre nesta sexta e também no dia 26.

Segundo a CET, a iniciativa busca incentivar o debate sobre o uso de veículos na cidade e estimular o uso do transporte coletivo e as pequenas viagens a pé ou de bicicleta.

A primeira vez que a ação aconteceu foi no "Dia Mundial Sem Carro", em 22 de setembro de 2017. A CET colocou faixas na região alertando para os bloqueios.

Rodízio

A Secretaria informou também que o rodízio municipal de veículos será retomado na segunda-feira, 15. Nesse dia o rodízio vale para os veículos com placas final 1 e 2.

Segundo a SMT, a volta da restrição é necessária por conta do aumento do fluxo de veículos na cidade e fim das férias escolares.

O rodízio ocorre em dias úteis, nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h. Não há rodízio aos sábados, domingos e feriados.

Bloqueios

- Praça da Sé com Rua Venceslau Brás;

- Praça da Sé com Rua Floriano Peixoto;

- Rua Coronel Xavier de Toledo com Viaduto do Chá;

- Rua Florêncio de Abreu com Ladeira da Constituição.

Acompanhe tudo sobre:CarrosCETPoluiçãosao-paulo

Mais de Brasil

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura