Brasil

Sessão que pode votar mudança no superávit segue indefinida

Parlamentares tentam encerrar as discussões gerais para iniciarem a apreciação de dois vetos presidenciais que trancam a pauta


	Apesar da tentativa de esvaziamento da sessão, pouco antes do meio-dia o quórum mínimo de 257 deputados e de 41 senadores, para o início do processo de apreciação das matérias em pauta foi superado
 (Valter Campanato/Agência Brasil)

Apesar da tentativa de esvaziamento da sessão, pouco antes do meio-dia o quórum mínimo de 257 deputados e de 41 senadores, para o início do processo de apreciação das matérias em pauta foi superado (Valter Campanato/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2014 às 11h47.

Brasília - Sob clima tenso e com as galerias do plenário vazias, senadores e deputados ainda não chegaram a um acordo para a votação do projeto de mudança na meta do superavit (PLN 36/14).

Nesse momento os parlamentares tentam encerrar as discussões gerais para iniciarem a apreciação de dois vetos presidenciais que trancam a pauta. Só depois que esses vetos forem apreciados é que a votação do projeto do superávit poderá ser votado.

Apesar da tentativa de esvaziamento da sessão, por parte de partidos de oposição, pouco antes do meio-dia o quórum mínimo de 257 deputados e de 41 senadores, para o início do processo de apreciação das matérias em pauta foi superado.

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) classificou como “ escárnio, desmoralização" do processo político o fato de o governo, por meio de decreto, ter condicionado a liberação de emendas à votação da proposta.

A oposição também protesta na tribuna contra a manutenção das galerias vazias e tentam convencer o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a liberar o acesso de pessoas que estão barradas e protestam na entrada principal do Parlamento.

Ao discursar na tribuna contra o projeto de mudança na meta do superávit, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) comentou a manifestação de ontem nas galerias.

Segundo ele, da mesma forma que as galerias permancem vazias na votação desta quarta-feira "mais atentos do que nunca estão os brasileiros fora desta Casa , atentos aquilo que hoje ocorre [tentativa de votação do projeto do superávit]”.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilCâmara dos DeputadosSenadoLegislaçãoCongresso

Mais de Brasil

Opinião: Pacto pela primeira infância: investir em creches é construir o futuro do Brasil

Câmara aprova projeto que cria novos cargos comissionados no STJ

Câmara aprova urgência da proposta que amplia punições para quem obstruir trabalhos na Casa

Lula altera texto das big techs, prevê remoção de ofensas com ordem judicial e recua sobre fake news