Brasil

Servidores da UFRJ não farão inscrição de estudantes do Sisu

Informe orienta todas as universidades federais em greve no país a suspenderem esse processo


	De acordo com o informe, a suspensão também foi decidida em solidariedade aos estudantes que estão em greve
 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

De acordo com o informe, a suspensão também foi decidida em solidariedade aos estudantes que estão em greve (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2015 às 15h17.

Rio de Janeiro - O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Sintufrj) divulgou que não fará a inscrição dos estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cerca de 3.731 estudantes foram aprovados.

O informe, divulgado no site da entidade, diz que a orientação, da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra-Sindical), é para que todas as universidades federais em greve no país, onde houver matrículas presenciais, com entrega de documentação, referentes ao Sisu, suspendam esse processo.

Ainda segundo o sindicato, a ideia é manter o procedimento suspenso enquanto o governo não receber a Fasubra com uma contraproposta às reivindicações encaminhadas para pôr fim ao movimento grevista.

De acordo com o informe, a suspensão também foi decidida em solidariedade aos estudantes que estão em greve. 

Por meio da assessoria, o Ministério da Educação (MEC) informou que ao participarem do Sisu, as instituições assinam um termo de compromisso que assegura o direito do estudante à matrícula e enfatizou que a lei determina que 30% dos funcionários tem que trabalhar durante a greve.

O MEC ressaltou que tem acompanhado a situação, acreditando que o direito de greve é legítimo desde que o aluno não seja prejudicado.

Procurada pela Agência Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro informou que, embora tenha conhecimento da situação, ainda não há um posicionamento da instituição sobre o caso.

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesGrevesMEC – Ministério da EducaçãoSisuUFRJ

Mais de Brasil

Câmara do Rio aprova o armamento da Guarda Municipal em 1º debate; decisão será daqui a dez dias

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Zema, Marçal e Caiado: AtlasIntel simula cenários para 2026

Flávio Dino suspende repasses de emendas para universidades de oito estados

Senado adia votação de texto que tentava 'driblar' proposta do governo de endurecer penas de roubo