Rio de Janeiro: crise na financeira na cidade eclodiu em dezembro quando a prefeitura cancelou os pagamentos a todos os fornecedores (Frédéric Soltan/Corbis/Getty Images)
Agência O Globo
Publicado em 23 de dezembro de 2019 às 12h27.
Rio - O expediente bancário desta segunda-feira (23) começou às 10 horas sem que os servidores que deveriam receber hoje a segunda parcela do 13º - garis e funcionários que ganhamRi até R$ 3 mil - tivessem com o dinheiro depositado. A Secretaria municipal de Fazenda do Rio de Janeiro divulgou uma nota por volta das 11 horas, informando que o pagamento será efetivado ao longo do dia.
Os pagamentos da segunda parcela haviam sido prometidos inicialmente para o dia 17. Na sexta-feira, venceu o prazo legal para a prefeitura arcar com os compromissos. Em vídeo divulgado no mesmo dia nas redes sociais, o prefeito Marcelo Crivella havia prometido quitar essa dívida em duas etapas. A primeira delas seria hoje. A segunda na próxima sexta-feira, quando devem receber aqueles que ganham mais de R$ 3 mil mensais.
Até o momento, as redes sociais da prefeitura ainda não fazem menção do pagamento. Hoje é ponto facultativo no município. A única postagem desta manhã no Facebook é um convite para que se conheça o AquaRio durante as férias. Quase todos os comentários da postagem são feitos por funcionários da prefeitura, que reclamam contra o atraso dos salários.
''Um olho no peixe e outro na selfie! São 350 espécies que os visitantes poderão ver de pertinho no #AquaRio. Uma atração imperdível nessas férias.'', diz o texto da postagem.
Entre as últimas postagens está de uma mulher que se apresenta como servidora: ''Eu quero é a segunda parcela do meu décimo prometida em vídeo para hj , nao tem nada na minha conta !!!!'', escreveu