Brasil

Serra sugere adiar troca de presidência do Mercosul

O ministro das Relações Exteriores propôs adiar a troca na presidência do Mercosul e que a Venezuela assuma o posto em agosto


	José Serra: o Uruguai, por sua vez, defende que a transferência da presidência deve ser feita pois é isso que determina a regra
 (Ueslei Marcelino / Reuters)

José Serra: o Uruguai, por sua vez, defende que a transferência da presidência deve ser feita pois é isso que determina a regra (Ueslei Marcelino / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2016 às 22h29.

Montevidéu - O ministro das Relações Exteriores, José Serra, propôs nesta terça-feira adiar a troca na presidência do Mercosul e que a Venezuela assuma o posto em agosto, desde que o país demonstre que cumpriu com os compromissos de ingresso no bloco.

Serra se reuniu com o chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, em Montevidéu, e ambos trataram do assunto que tem dividido os países-membros. Brasil e Paraguai resistem a passar a presidência do Mercosul para a Venezuela, como prevê o sistema de rotação, devido a crise política e econômica que atravessa o país.

O Uruguai, por sua vez, defende que a transferência da presidência deve ser feita pois é isso que determina a regra.

Em entrevista coletiva em Montevidéu, Serra propôs "aguardar até agosto" para que "se cumpram as exigências (comerciais) prometidas pela Venezuela" quando ingressou no bloco em 2012 que, segundo o ministro, não foram completadas.

Está prevista uma reunião dos chanceleres dos países-membros do Mercosul na segunda-feira em Montevidéu para tratar do assunto e definir a transferência da presidência do Uruguai para a Venezuela, uma troca que, pela regra, deve ocorrer a cada seis meses.

Por ora, está descartada uma reunião de cúpula dos chefes de Estado.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaJosé SerraMercosulPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosVenezuela

Mais de Brasil

Operação da PF mira incendiários que devastaram 30 mil hectares no Pantanal

Avanço da reforma tributária depende de acerto entre Pacheco, Lira, Lula e Haddad

Lula retorna ao X de Elon Musk após liberação de Alexandre de Moraes

Dino mantém suspensão de emendas e critica falta de informações do Congresso ao STF