Brasil

Serra é intimado a depor no caso do cartel de SP, diz jornal

A Polícia Federal quer que ex-governador de São Paulo esclareça se ajudou empresas envolvidas no cartel


	Serra foi intimado pela PF para depor no caso do cartel dos trens de SP
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Serra foi intimado pela PF para depor no caso do cartel dos trens de SP (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2014 às 10h18.

São Paulo -  O ex-governador de São Paulo José Serra foi intimidado pela Polícia Federal a depor no caso do cartel de trens que atuou no estado de 1998 a 2008.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a PF quer saber se Serra, durante seu mandato, ajudou as multinacionais CAF e Alstom em disputa contra a Siemens. 

Três das sete ocorrências que estão sendo investigadas sob a suspeita de cartel ocorreram entre 2007 e 2010, período em que Serra esteve à frente do governo do estado. 

O jornal diz que um e-mail datado de 2008 e o depoimento do executivo da Siemens, Nelson Branco Marchetti, dão a entender que houve pressão do então governador para que a empresa desistisse de um recurso judicial.

Tal recurso tinha o objetivo de impedir a conclusão de uma licitação da CPTM na qual a CAF tinha apresentado a melhor proposta. 

Serra será ouvido no dia 7 de outubro. Procurado por EXAME.com, o ex-governador ainda não se manifestou sobre o assunto.

À Folha, a assessoria de Serra disse que "vazamento desse inquérito neste período eleitoral revela motivação política para produzir artificialmente uma notícia" e que o procurador-geral de Justiça "reconheceu que Serra atuou de maneira a evitar qualquer cartel quando esteve no governo".

Serra é candidato ao senado pelo PSDB

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilPartidos políticosPolícia FederalOposição políticaPSDBJosé SerraCartel

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'